Essa é a principal pergunta feita pelos brasileiros e para quem acompanha futebol. A seleção canarinho vem de 14 jogos de invencibilidade, na qual começou após a derrota para os hermanos na final da Copa América.
Porém, estatisticamente o aproveitamento de Tite é de 81%, sendo 75 jogos, 57 vitórias, 13 empates e 5 derrotas (3 contra a Argentina). Os algozes da seleção até o momento tem sido a Argentina, Bélgica e Peru.
A última vitória contra a seleção de Gana, mostrou que a equipe tem firmado uma postura mais ofensiva, atacando bastante pelas pontas com Vinicius Junior e Raphinha. Além de, é claro, Neymar, Richarlison, entre outros.
Porém, o que esperar do Brasil na Copa? Há a possibilidade da equipe enfrentar a Argentina, Alemanha e até mesmo a França, dependendo dos inúmeros cenários projetados da Copa. A dúvida é se a Seleção está preparada para enfrentar eventuais seleções europeias ou de uma seleção mais equilibrada durante a Copa do Mundo.
Em jogos oficiais foram nove jogos contra seleções europeias. Foram seis vitórias, dois empates e uma derrota. A mais marcante e mais doída sob o comando de Tite. A eliminação para a Bélgica.
Contra equipes campeãs da Copa do Mundo, são oito vitórias, dois empates e três derrotas. Uma delas a da final da Copa América.
As seleções europeias (algumas também favoritas ao título) não tem obtido bons resultados. A Inglaterra foi rebaixada recentemente na Nations League; a França perdeu para a Dinamarca e tem diversos jogadores lesionados; A seleção alemã perdeu para a Hungria; e a Espanha para a Suíça. Será que são motivos de preocupações para a Copa?
Neymar, o protagonista da Seleção na ‘Era Tite’, coleciona 28 gols e 29 passes para gol, e vive ótima fase no Paris Saint-Germain, e na Copa, como será que o camisa ‘10’ virá? Vinicius Jr. pode ser o principal destaque nesta competição? Richarlison ou Pedro? Gabriel Jesus será titular? Há várias dúvidas que serão sanadas apenas no ‘vamos ver.’ Mas a expectativa é de que a Seleção brigue pelo hexa e que – diferentemente de 2018 – tenha opções para poder mudar um cenário de jogo e não depender apenas da criatividade de Neymar.
Em suma, o Brasil tem condições de ser campeão!
Próximo jogo
A Seleção brasileira volta à campo amanhã, dia 27, às 15:30HB.