O dia de hoje é com total certeza a data mais triste da história do Vasco e sua torcida. Aos 68 anos de idade, Roberto Dinamite que dedicou 29 anos de sua vida ao Vasco, nos deixou logo após a grande perda do Rei, Pelé.
Dinamite enfrentava um câncer no estômago desde 2021 e estava em tratamento nestes últimos anos. Roberto infelizmente perdeu essa partida mas ficou eternizado na memória de todos os vascaínos por todas as suas glórias e vitórias com a camisa vascaína.
Roberto foi o maior artilheiro da história do Vasco com 708 gols, é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols, o maior artilheiro da história do Campeonato Carioca com 279 gols e maior artilheiro de São Januário com 184 gols. Dinamite é o maior artilheiro dos clássicos cariocas e foi o grande responsável pelo primeiro título brasileiro em 1974.
Roberto proporcionou um momento raríssimo no futebol, em sua despedida do futebol seu grande amigo e rival de campo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, vestiu a camisa do Vasco para atuar na despedida e usou a camisa 9 já que a 10 usada no Flamengo, era usada por Roberto no Vasco.
Aos Vascaínos, deixo os nossos mais sinceros sentimentos, a partida de um ídolo deste tamanho, impacta a todos no futebol. Eterno Dina.