A história está sendo escrita diante dos nossos olhos e é assustadora. Desde que o futebol passou a ser paixão mundial, movimentando multidões e nações nos quatro cantos do planeta, tivemos gênios de características mais diversas e que nos encantavam de formas diferentes. Pelé, Cruyff, Maradona, Zidane, Messi, todos marcaram suas épocas e levantaram debates que nunca vão ser respondidos com clareza ou coerência e que vão povoar nossas mentes por eras até o próximo gênio aparecer. Uma coisa em comum com esses deuses do futebol é a intimidade com a redonda. Em seus pés, elas se sentiam confortáveis e só aceitavam a distância quando encontravam as redes.
Um cometa, diferente de tudo, não tem o mesmo talento com a bola no pé, mas sabe o caminho do gol como poucos. Erling Braut Haaland é… diferente. Alto, esguio e até desajeitado, Haaland apareceu no Red Bull Salzburg pra espantar o planeta da bola. Ainda na categoria de base, surpreendeu todo mundo quando marcou nove gols numa única partida, pelo mundial sub-20, em 2019. Pobre Honduras. O cometa passou e segue em disparada. Recorde atrás de recorde, o norueguês bateu a marca de Mohammed Salah de mais gols em uma única temporada de Premier League, nesta quarta-feira, 26, contra o Arsenal. O recorde do egípcio já era impressionante, com 32 gols em 38 rodadas. Haaland chegou aos 33 gols em apenas 31 jogos.
Depois das temporadas em Dortmund, Haaland chegou no melhor lugar possível pra um centroavante. O Manchester City de Pep Guardiola é uma máquina. Caminhando para o seu quinto título inglês em seis temporadas, parecia faltar uma peça no quebra-cabeça do espanhol e ela chegou nesta temporada. Apesar das ressalvas quanto ao encaixe de Haaland no sistema do City, que preza muito pela posse de bola, o atacante caiu como uma luva e parece estar longe de chegar ao teto. Haaland tem mais gols que sete equipes da liga mais forte do mundo, com sete jogos a disputar.
Haaland assusta tanto que recordes inalcançáveis, como os 91 gols de Lionel Messi em um único ano, ou os 17 gols de Cristiano Ronaldo em uma única edição de Champions League, parecem tranquilamente possíveis de serem batidos pelo norueguês. Mais, parecem questão de tempo. Os 260 gols de Alan Shearer na Premier League e os 140 tentos de Cristiano Ronaldo na Champions League ainda estão bem distantes, mas aos 22 anos, o cometa segue atravessando os gramados da Europa, com uma média inumana de gols por jogo e não dá pra duvidar de Haaland.
Fazer projeções com carreiras tão curtas são sempre um risco, principalmente no futebol, onde lesões acontecem todos os dias e o próprio Haaland já tem um histórico maior do que o ideal pra idade. Provavelmente, Haaland não vai encantar como Pelé, Cruyff, Maradona, Zidane ou Messi, mas genialidade é um conceito complexo e encantamento é um fator subjetivo e pessoal. Fazer gol também é arte e se arte se apresenta de uma forma diferente pra cada um, acompanhar a galeria de gols do atacante faz pensar: até onde vai o cometa Haaland?