Após mais uma temporada onde o Aston Villa conseguiu permanecer na Premier League, a equipe de Birmingham começa a se movimentar para o próximo passo: Brigar por competições europeias.
Na última segunda-feira (07) o Aston Villa anunciou em seu Twitter oficial que chegou a um acordo para contratar o meio-campo Emiliano Buendía, que atuou na última temporada pelo Norwich City e foi campeão da segunda divisão inglesa.
https://twitter.com/AVFCOfficial/status/1401833913425747969?s=20
A chegada de Buendía
O Aston Villa esteve disputando a contratação do meio-campista, destaque da última temporada da segunda divisão inglesa, contra o Arsenal. E ao vencer a disputa contra os gunners, mostra uma certa perspectiva de que o Villa esteja em uma nova fase de seu projeto. Após dois anos onde conseguiu se manter firme na elite inglesa, chegou a hora da equipe se reforçar para brigar por coisas maiores.
A chegada de Emi Buendía custou aos cofres dos Villans uma quantia de 38 milhões de euros (cerca de R$ 234 milhões em valores atuais). Buendía chega para fazer companhia a um ataque que recebeu o bom reforço de Ollie Watkins na temporada passada, e ainda existe uma possibilidade de manutenção do ídolo e craque do time, Jack Grealish.
Posicionamento
Na temporada 20/21, Buendía atuou majoritariamente como um meia-atacante pela direita com total liberdade para cortar para o centro do campo e que participava bastante da construção ofensiva da equipe. Em caso de manutenção de Jack Grealish que atua pelo lado esquerdo do campo, um provável trio de ataque com Grealish – Watkins – Buendía seria um ataque de respeito.
Os três jogadores (Grealish, Watkins e Buendía) tem como caraterística a mobilidade. Watkins que também pode atuar como um atacante de lado de campo, poderia ser beneficiado com movimentos combinados com Grealish ou Buendía, já que ambos tem boa condução de bola, visão de jogo e finalizam bem.
Abaixo gráficos que mostram um pouco de como foram as participações ofensivas de Grealish e Buendía em suas equipes em 2020/21.
Conclusão
A chegada de Buendía é um sinal de que o Aston Villa quer entrar em 2021/22 como um forte concorrente na luta por vagas para competições europeias, e quem sabe beliscar uma Copa da Liga ou coisa do tipo. Porém ainda é só um movimento dentro de vários outros que são necessários para atingir esse outro patamar.
É fato que adicionar ao elenco um atleta que vem de uma temporada onde marcou 15 gols, deu 16 assistências em 39 jogos é um começo muito promissor, mas a manutenção de Grealish e a chegada de mais reforços para compor o time precisam ser feitas, caso o Villa queira reviver bons momentos que a equipe já teve no passado.