A temporada 2020/21 da Championship (2ª divisão da Inglaterra) ainda não chegou ao fim. Isto posto, uma vaga de acesso ainda está a ser disputada, entre: Brentford, Swansea, Barnsley e Bournemouth. Porém, no texto dessa semana, levantei alguns jogadores destaques da temporada, que se encaminha para o fim.
Ivan Toney – Brentford
Artilheiro da competição com 31 gols, Toney é um dos principais nomes do Brentford, que tenta o acesso pelo segundo ano seguido, e vai encarar o Bournemouth nas semifinais dos Playoffs de acesso.
Ivan Toney é um atacante com muito liberdade de movimentação no ataque do Brentford, e por várias vezes o jogador é visto na lateral do campo, as costas do lateral adversário. Porém, ele também marca presença constante nas entrelinhas, tentando gerar opção de passe para os meias e volantes da sua equipe.
Na atual temporada, ele participou de 44 jogos, marcou 31 gols e contribuiu com 10 assistências. Números excelentes e que evidenciam Ivan Toney como um dos destaques da temporada, e que deve atrair propostas de times maiores.
Ismaïla Sarr – Watford
Sarr é um dos principais nomes da campanha que rendeu ao Watford o acesso direto a Premier League e o segundo lugar da liga. Desde a temporada 2019/20, mesmo com o descenso do Watford, Sarr já chamava a atenção de grandes clubes ingleses, como por exemplo o Manchester United.
O camisa 23 do Watford, alia uma inteligência com um físico de elite, podendo atuar como atacante central mas também jogar pelos lados do campo. Todavia, na atual temporada ele atuou com mais frequência pelo lado direito do ataque. Tendo disputado 39 jogos, feito trezes gols e dado quatro assistências, nesta Championship 20//21.
Omar Richards – Reading
Omar Richards é lateral-esquerdo, canhoto e que tem apenas 23 anos. Seus números na temporada da Championship foram impressionantes, e que são prova da sua grande capacidade de se impor dentro do campo. Com boa chegada ao ataque, Richards impressiona mais ainda com sua agressividade no aspecto defensivo.
Omar quase sempre tenta se manter o mais próximo do adversário evitando que seus oponentes tenham espaço e tempo para definir a jogada. Um outro ponto de seu jogo defensivo é a facilidade com que se antecipa aos rivais. Richards tem 1,85m, porém não é tão imponente no jogo aéreo como é com bola no chão.
Em 2020/21, Omar Richards atuou por 38 jogos com a camisa do Reading, acumulando números de: 114 desarmes (média de 2.8 por jogo), 54 cortes, 56 interceptações e apenas 28 dribles sofridos.
Emiliano Buendia – Norwich City
Emiliano é um meia-atacante que pode atuar em ambos os lados do campo. Com uma versatilidade aguçada, o jogador de 24 anos foi peça fundamental no esquema 4-2-3-1 do técnico Daniel Farke. E graças a boa temporada de Buendia, o Norwich retorna a Premier League como campeão da Championship.
Buendia é um jogador muito criativo e que tem bons atributos em seu jogo, como o passe e a bela leitura de espaços. Com base nisso, foi peça fundamental na campanha que terminou com o título da liga, o meia argentino contribuiu com 15 gols e 16 assistências (líder da liga nesse critério).
Emiliano Buendia é um clássico jogador sul-americano que reúne técnica, habilidade e uma inventividade que ajuda a equipe em momentos de maior dificuldade. Buendia é um jogador que já é desejado por clubes da elite da Inglaterra, e recentemente teve seu nome vinculado ao Arsenal.
Kieffer Moore – Cardiff City
Apesar da campanha simples que deixou o Cardiff City em 8º lugar na temporada, Moore se destacou, e dentro daquilo que era sua função, ele correspondeu.
Responsável por marcar gols, o atacante galês não decepcionou e balançou a rede vinte vezes em 40 jogos. Moore é um camisa nove de muita presença de área, e que também ajuda bastante sua equipe através de jogadas onde pressiona o goleiro adversário na saída de bola.
Entretanto, Moore mesmo com bons atributos físicos (1,95cm e 83 kg) ainda deixa a desejar em jogadas onde precisa prender a bola sobre maior pressão. Ele é o homem de referência do Cardiff, e portanto precisa atuar melhor nesse tipo de jogada. Mas além da contribuição no ataque, Moore é um atleta que ajuda a equipe em lances de bola parada defensiva, fazendo valer sua estatura.
Harvey Elliott – Blackburn Rovers
Formado nas categorias de base do Liverpool, Elliott foi emprestado ao Blackburn Rovers para obter mais tempo de jogo. Na temporada 2020/21, o jovem atacante foi o principal nome da equipe.
Atuando majoritariamente pelo lado direito do campo, Elliott se destacou por seus bons passes e por sua capacidade de ajudar a equipe a construir jogadas. Em 2020/21, foram 7 gols e 11 assistências, além de 71 passes decisivos e 14 grandes chances criadas.
Muito se fala sobre um possível retorno de Harvey Elliott ao Liverpool após sua boa temporada na Championship, porém tudo ainda está dentro do campo da especulação. Fato é que, o atacante mostrou que tem ferramentas para crescer ainda mais como um bom ponta construtor.