Diniz convoca injustiçados, mas comete injustiça com Botafogo

Treinador traz caras novas para o Brasil, mas sem muitas surpresas

Na última sexta-feira (18), o treinador interino da seleção brasileira Fernando Diniz fez a sua primeira convocação à frente da pentacampeã mundial. Os jogadores convocados representarão a seleção em dois jogos das Eliminatórias. O primeiro contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, e depois contra o Peru, no dia 12 de setembro. Dentre os 23 jogadores da lista, quatro atuam no Brasil, entre eles estão; Bento (CAP), André e Nino (Fluminense) e Raphael Veiga (Palmeiras).

A lista completa é composta por:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha).
  • Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
  • Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid)

A ausência de jogadores do Botafogo 

Botafogo
Adryelson e Lucas Perri, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Na convocação de Fernando Diniz, algo que chamou atenção foi a ausência de jogadores do Botafogo, líder disparado do campeonato brasileiro. O clube com a melhor campanha da história do primeiro turno do Brasileirão não teve nenhum representante na lista do treinador. A expectativa era de que pelo menos um jogador do glorioso recebesse a oportunidade de atuar pela seleção. Entre as opções, o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson tinham uma vantagem sobre os outros. Ambos que, junto com o argentino Victor Cuesta, são responsáveis pelo Botafogo ter a melhor zaga do campeonato brasileiro, com menos gols sofridos e uma ampla diferença do segundo colocado.

Já o artilheiro do campeonato brasileiro Tiquinho Soares poderia ter sido convocado se não fosse a sua lesão no joelho na partida contra o Cruzeiro, que afastou o centroavante dos gramados por cinco semanas. No início de agosto, o jornalista Bruno Voloch informou que o Botafogo foi consultado pela equipe de Diniz sobre uma possível convocação do camisa 9. Entretanto, cinco dias depois veio a lesão do atacante, e agora, doze dias após a lesão, a divulgação da lista sem o nome de Tiquinho.

O Botafogo, de fato, tem muito mérito de estar onde estar. Mas a convocação sugere olhar o Botafogo e a gente olhou. Mas não quer dizer que o time está em primeiro e a gente tem que convocar. Isso aliás não está em nenhum livro. O critério não é onde os times estão posicionados na tabela. Obviamente que os times que chegam mais pertos do títulos eles acabam tendo uma facilidade maior para ter jogador convocado – disse Fernando Diniz.

A afirmação dos injustiçados nas últimas convocações 

Diniz
Caio Henrique e Gabriel Magalhães na seleção olímpica – Foto: CBF

Se tem algo de positivo a ser destacado na convocação de Fernando Diniz é a aparição de jogadores que são pedidos de torcedores há bastante tempo. Entre eles, destaca-se o zagueiro Gabriel Magalhães, o lateral-esquerdo Caio Henrique, velho conhecido de Diniz, e Joelinton, que esteve na última convocação de Ramon Menezes. Esses três atletas, para muitos, deveriam estar na Copa do Mundo em 2022.

Gabriel Magalhães, destaque do Arsenal na última temporada, recentemente teve seu nome ligado em uma polêmica em que Juninho Paulista, coordenador de Tite na seleção brasileira disse, em uma entrevista, que o prestígio de Gabriel Magalhães na seleção teria caído a partir do momento em que ele pediu dispensa para acompanhar o nascimento da sua primeira filha.

São escolhas. Eu passei por isso. Nasceu um filho meu, fiquei esperando na Inglaterra e no dia seguinte vim ao Brasil porque tinha machucado o meu joelho e precisava me recuperar o mais rápido possível. A minha esposa ficou lá 40 dias sozinha, com a ajuda de babá. Isso prejudicou? Na hora de pesar você vai colocar tudo na balança e é inevitável, você vai colocar tudo isso na balança. Vem o outro, joga e aí acontece de perder um pouco espaço – disse Juninho sobre Gabriel Magalhães.

Porém, no mês passado, o jornalista André Rizek, no programa Seleção SporTV, disse que Gabriel não foi convocado para a Copa do Mundo por questões técnicas.

+Siga no Na Beira do Campo no Twitter

Os centroavantes com poucos gols 

Richarlison e Matheus Cunha comemoram ouro olímpico – Foto: CBF

Dos 23 nomes da lista, Richarlison e Matheus Cunha, os dois centroavantes, chamaram atenção de uma forma “negativa”, por não terem feito uma boa atuação na última temporada. Ambos juntos, marcaram 5 gols em toda temporada. Richarlison, que chegou ao Tottenham por 58 milhões de euros na última temporada, ainda não mostrou para que veio. Com a camisa do clube inglês, o brasileiro soma 36 jogos, apenas 3 gols marcados e 4 assistências. Matheus Cunha também ainda não convenceu. Chegou ao Wolverhampton por 50 milhões de euros e, até o momento marcou apenas 2 gols em 21 jogos pelo clube.

Para o lugar de ambos, muitos torcedores pediam a convocação de Arthur Cabral, recém contratado do Benfica. Na última temporada, o centroavante marcou 17 gols em 48 jogos pela Fiorentina. E claro, boa parte dos torcedores questionaram a não convocação do jovem Vitor Roque, que está, sem dúvidas, entre os melhores jogadores do Brasil. No entanto, o camisa 9 do Athletico Paranaense foi convocado por Ramon Menezes para a seleção pré-olímpica.

Avaliação da convocação de Diniz

Fernando Diniz faz sua primeira convocação na seleção brasileira

Em geral, a primeira convocação de Fernando Diniz na seleção brasileira pode ser considerada bem positiva. Apesar da não convocação de jogadores do Botafogo e dos centroavantes “em alta”, o fato do treinador convocar atletas que estavam “esquecidos” favorece bastante a avaliação positiva de sua lista. A frase que resume a convocação é: “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”.

você pode gostar também