Esqueceram de Mim: Seleção Brasileira

Toda vez que o treinador da seleção brasileira de futebol divulga a lista de convocados para determinadas partidas, a polêmica começa: “tal fulano merecia a vaga”, “o que esse jogador fez pra merecer?”.

E nessa quinta-feira (13), não foi diferente. Em live na CBF TV, o técnico Adenor Bacchi, o Tite, divulgou a lista dos 26 convocados para os jogos diante Equador e Paraguai, nos dias 27/01 e 01/02, respectivamente.

Com os nomes divulgados, a eterna polêmica voltou a tomar conta dos telespectadores e fãs da seleção. Alguns nomes foram os principais alvos, como Philippe Coutinho, Everton Ribeiro, Gerson, Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles.

Mas segundo a opinião popular, alguns jovens e novas promessas mereciam mais a vaga e a testagem na amarelinha. Devido a isso, elaboramos essa lista com cinco atletas que mereciam uma oportunidade na seleção brasileira em 2022, entre eles, dois campeões olímpicos pela seleção brasileira em 2020/21.

Cinco jogadores que mereciam uma chance na Seleção Brasileira

Bremer (Torino/ITA)

Ex-Atlético Mineiro e com uma temporada muito segura e promissora em 2018, o jovem zagueiro foi vendido ao Torino, tradicional clube italiano, em meados daquele ano.

Desde que desembarcou no futebol do país da bota, o jovem zagueiro se transformou em uma das maiores muralhas de todo o continente europeu.

Na temporada atual, Bremer é o melhor defensor da Itália, e isso jogando em uma equipe que briga pelo meio de tabela e que correu risco de rebaixamento na última temporada.

Aos 24 anos, Bremer teve passagens apenas pelas categorias de base da seleção brasileira, mas tem recebido muito apoio dos apreciadores do Calcio para a sua convocação para a Canarinho. Inclusive, alguns italianos pedem pela naturalização do jogador para defender a tradicional Azzurra. Confira agora, os números do jogador.

Arthur Cabral (Basel/SUI)

Mais um novo extremamente pedido pelos torcedores: Arthur Cabral, o centroavante é o jogador brasileiro  com mais gols na Europa na atual temporada, com 27 gols e 8 assistências em apenas 31 jogos.

As 35 participações diretas em gols já chamam a atenção de inúmeros grandes clubes que observam de perto o jovem artilheiro de 23 anos.

Natural de Campina Grande, o jovem paraibano tem fortes relações com o Ceará SC, onde foi revelado para o futebol brasileiro aos 17 anos. Logo após ser revelado, Arthur foi contratado para as categorias de base do Palmeiras, porém, voltou em empréstimo ao time do Vozão. Após grandes temporadas no nordeste, Arthur recebeu nova chance no time paulista, mas foi logo vendido ao Basel, em 2019, onde está atualmente.

Caio Henrique (Mônaco/FRA)

Destaque na temporada do Grêmio no início de 2020, muitos e perguntavam de onde surgiu o jovem lateral-esquerdo Caio Henrique. Com a dupla naturalidade, o hispano-brasileiro de 24 anos teve sua carreira iniciada no Santos, porém, em 2016 aos 18 anos, o jogador foi vendido ao Atlético de Madrid, onde permaneceu no time B durante muitos anos.

Com empréstimo ao Paraná em 2018, Fluminense em 2019 e ao Grêmio em 2020, o jovem lateral entrou de vez nos radares da torcida brasileira e já despertou a curiosidade e a admiração de alguns fãs. Com poucas partidas e sem muito espaço, Caio acabou vendido pelos Colchoneros ao Mônaco, da França.

E pelo clube francês, Caio vem se destacando e ganhando espaço entre os grandes laterais no mundo do futebol. Ainda jovem e promissor, Caio é constantemente lembrado pelos torcedores brasileiros, ainda mais diante a possibilidade de perder um talentoso lateral para as seleções francesas e espanholas.

Gabriel Martinelli (Arsenal/ING)

O setor ofensivo brasileiro é recheado de grandes nomes como Neymar, Gabigol, Jesus, Vinícius Júnior e outras estrelas internacionais. Porém, além de Arthur, outro jovem brasileiro vem pedindo passagem para assumir uma vaga no ataque da Canarinho. E é o jovem atacante de 20 anos do Arsenal, Gabriel Martinelli.

Destaque do Ituano na Copinha em 2019 e no paulistão daquela temporada, o jovem com dupla nacionalidade (Brasil e Itália), foi vendido prontamente ao Arsenal, com apenas 18 anos.

Desde que chegou aos Gunners em Londres, Martinelli vem ganhando o coração da torcida e se destacando nos campeonatos nacionais, além de fazer grandes gols pela equipe inglesa. Com 16 gols e 10 asistencias em 67 partidas pelo clube, Martinelli é observado de perto, também, pela Azzurra.

Claudinho (Zenit/RUS)

Fechando a nossa lista, o 5º jogador é o meia Claudinho, eleito um dos melhores jogadores do Brasileirão 2020 e artilheiro daquela edição. Aos 24 anos e com grande destaque e principal jogador do Red Bull Bragantino, Claudinho é mais uma das crias do terrão do parque São Jorge, e foi destaque na Copinha pelo Corinthians.

Campeão brasileiro em 2015 pelo Timão, o meia nunca se firmou na equipe principal do alvinegro paulista. Ao contrário disso, rodou por várias equipes do interior paulista, como o Oeste, Ponte Preta, e se encontrou no Bragantino.
Hoje no Zenit, da Rússia, Claudinho é um dos principais meias brasileiros em atividade no velho continente, e se garantiu na titularidade do clube russo, além de ter sido um dos destaques na campanha da fase de grupos da edição atual da UEFA Champions League.

Bônus: Raphael Veiga

Meio-campista titular e maestro do Palmeiras de Abel Ferreira, Raphael Veiga foi mais um nome que foi amplamente pedido e tido como ‘injustiçado’ nessa convocação.

Revelado pelo Coritiba em 2016 e logo comprado pelo Palmeiras, Veiga ainda teve uma breve passagem pelo Athletico Paranaense em 2018. Desde o seu retorno ao clube alviverde de São Paulo, Veiga se tornou indispensável ao time.

Destaque e um dos principais jogadores do time de Abel Ferreira, Veiga concorreu ao prêmio de Rei da América, além de ter conquistado duas vezes a Copa Bridgestone Libertadores da América (2020/210 e a Copa do Brasil de 2020. O jogador ainda marcou um dos gols na grande final diante o Flamengo em novembro, além de ter sido o protagonista no empate em 2×2 na Supercopa do Brasil de 2021.

AUSÊNCIAS SENTIDAS

Três jogadores costumavam aparecer com grande frequência nas últimas convocações. O meia-atacante Neymar, principal jogador brasileiro, o lateral-direito Danilo, experiente e seguro, além do jovem e campeão brasileiro, Guilherme Arana.

A ausência de Neymar já é de conhecimento público. A lesão do jogador no tornozelo o tirou dessa lista de convocação, porém, caso se mantenha saudável até o mundial, sua vaga está garantida na Copa do Mundo.

Já a situação de Danilo ainda não é um conhecimento de todos os fãs da seleção. Afastado do elenco principal da Juventus no final de novembro, Danilo vem se recuperando de uma séria lesão na coxa.

Por fim, a sensação do momento, o jovem Guilherme Arana, lateral titular do Atlético Mineiro campeão de quase tudo na temporada 2021 e campeão Olímpico pela seleção brasileira. Arana teve sua não convocação justificada pelo treinador Tite nessa coletiva realizada na manhã de hoje (13).

Segundo Tite, Arana ficou de fora dessa rodada de jogos devido as férias do jogador. Com a longa temporada brasileira no ano passado, o elenco alvinegro do Galo acabou entrando de férias depois de todos os outros no país, com isso, enquanto os clubes já retomaram as atividades de pré-temporada, o Galo só retorna na próxima semana.

Assim, evitando lesões e para não atrapalhar as férias e a reapresentação ao clube, o treinador optou por não levar Arana nessa convocação.

você pode gostar também