Gabriel Pec é a excelente notícia de 2021 para o Vasco da Gama, até aqui. O meia-atacante de 20 anos vem se destacando nas mãos do treinador Marcelo Cabo, e já soma seis gols em doze partidas disputadas na temporada, se tornando o artilheiro da equipe na temporada. Entretanto, não é só nos gols que ele anda liderando. Hoje, podemos dizer que ele é o jogador mais participativo e assertivo que Cabo têm em mãos. E os números, principalmente no Carioca, não mentem:
Transição difícil
O início de temporada da jovem revelação vascaína vem sendo tão animador, que fez com que, inclusive, quem muito o vaiou, hoje o aplauda. Até porque, nem sempre foram com rosas que Pec foi recebido pelo torcedor vascaíno.
Afinal, em 2019, com apenas 18 anos, ele foi promovido para o elenco profissional por Luxemburgo (à época treinador), que carinhosamente o apelidou de “filé de borboleta” — apelido que fazia referência a sua aparência franzina —. Porém, Pec não conseguiu corresponder as exigências do clube naquele momento. O que era esperado por se tratar de um garoto, que oscila, e estava sendo lançado em um cenário de terra arrasada.
Já no ano seguinte (2020), Abel Braga assumiu e chegou a dar chances ao jogador no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil; o que seguiu também com Ramon Menezes, que assumiu logo depois. Mas, por ter sido obrigado a queimar etapas, e novamente refém da impaciência do torcedor, acabou retroagindo para a equipe sub-20.
Um novo começo
Todavia, o que para muitos seria um passo atrás, para o menino, cria de Petrópolis, foi uma oportunidade de se reinventar. Visto que ao retornar para base, acabou sendo Campeão Carioca invicto, e conquistou, também, os títulos da Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, garantindo, até mesmo, uma vaga na Copa Libertadores da América sub-20 de 2021. Tudo isto alinhado a um ótimo desempenho, com direito, ainda, a gols em finais.
Com base nisso, ele ganhou nova oportunidade com Luxemburgo, para disputar as últimas rodadas decisivas do Campeonato Brasileirão 20/21, onde, novamente, o Vasco brigava para escapar do rebaixamento. Ainda na competição, Pec chegou a marcar um gol na derrota do Vasco para o RB Bragantino.
Contudo, o Vasco acabou rebaixado novamente para Série B. Um cenário muito frequente no clube, que sofreu quatro rebaixamentos nos últimos quatorze anos. A dívida de R$ 720 milhões, fruto de péssimas administrações, faz com que, de maneira equivocada, tentem recorrer desesperadamente a base, na tentativa de encontrar quem pague suas contas. E muitos garotos, por queimarem etapas importantes (caindo até mesmo no esquecimento), simplesmente sucumbem a pressão.
Futuro promissor
Por fim, Pec evoluiu, em todos os sentidos. Fisicamente, tecnicamente, taticamente… com características de 1×1 fortíssimas, boa finalização, força, explosão, e sobretudo maturidade. Um combo que tem tudo para dar muitas alegrias ao torcedor. Porém, ele ainda é um garoto, que vai oscilar. Atualmente, com uma nova administração, o Vasco pode e deve cuidar de suas joias com mais cautela. Lapida-las pra que elas sejam resposta não só hoje, mas também amanhã.
Siga-nos também no twitter pra ficar por dentro do melhor do mundo esportivo em tempo real!