O PSG voltará a enfrentar o Machester City hoje, no Etihad Stadium, na Inglaterra, em partida válida pelas semifinais da Champions. No jogo de ida, em Paris, o clube inglês abriu vantagem vencendo por 2×1, de virada. No entanto, o jogo de logo mais promete. Não haverá caminho fácil para a equipe comandada por Pep Guardiola. Afinal, Neymar Jr prometeu ”dar a cara’ e, se preciso, ”morrer em campo”, para garantir a vaga para, a que seria, a segunda final consecutiva do clube parisiense. E, na boa, ele pode.
Boas memórias…
O melhor jogador brasileiro da atualidade, que disputou 28 finais, sendo campeão em 21, e marcando 18 tentos, é o grande trunfo da equipe de Paris para o confronto de logo mais. Neymar Jr, ainda pelo Barcelona, foi responsável direto na virada histórica de 6×1 sobre o PSG (hoje sua equipe), em 2016, marcando dois gols e dando uma assistência nos oito minutos finais do jogo, fazendo com que, até mesmo o protagonista do clube catalão, Lionel Messi, se rendesse a sua magia, diante de um Camp Nou lotado. Hoje, ele se vê novamente incumbido de providenciar uma outra noite épica, como àquela foi, mas agora defendendo as cores do PSG.
Contudo, sabemos que hoje o clube parisiense não necessita, a priori, de 6 gols para sair classificado. Dois gols de diferença, sem levar nenhum, já bastam para a classificação. Entretanto, com a lesão na panturrilha de Mbappé, jogador com 47 participações diretas em gols (37 gols + 10 assistências), com 43 partidas disputadas na atual temporada, junto a incógnita se ele vai, ou não, à campo, lança-se sobre Neymar Jr total responsabilidade de decidir a partida. Afinal, o craque francês, dupla do brasileiro, faz falta.
Momento pouco goleador no mata-mata da Liga
E apesar de Neymar não marcar gols há oito jogos de mata-mata pela Champions, sendo a última vez contra o Borussia Dortmund, ainda pelas oitavas de finais da última temporada (19/20), com um gol de cabeça que deu a classificação para sua equipe, o craque brasileiro pode, mais uma vez, fazer história na maior competição de clubes do planeta. Hoje, Neymar Jr tem participação direta em 25 gols do PSG (15 gols + 10 assistências) em toda temporada, tendo 26 partidas disputadas. Números positivos, mesmo com a baixa frequência de presença. Ou seja, mesmo estando de fora boa parte por lesões, quando ele, Neymar Jr, está em campo, podemos sempre esperar algo.
Neymar Jr é o único que pode manter o PSG sonhando
A parada é dura, fato. Diferente da última semifinal, disputada em jogo único, onde o adversário era a novidade RB Leipzig, o City de Guardiola é extremamente superior a equipe alemã. Campeão recentemente da Copa da Liga Inglesa, e com o título da Premier League praticamente encaminhado, os ingleses, hoje, são taxados como a melhor equipe do mundo.
Não por acaso, no primeiro jogo, em Paris, conseguiriam neutralizar o craque brasileiro, bem como o francês. Isto posto, o Paris Saint Germain necessita contar com o melhor de Neymar Jr. para este confronto. Pois, assim como ele descreveu o confronto como uma ”guerra”, ele é o único, em condições reais, de manter o clube vivo nesta em busca do inédito título. Ainda que ”morra” para isso.