Opinião: Abel Ferreira tem tudo que um técnico da seleção brasileira precisa

A presidente Leila Pereira, do Palmeiras, já deixou claro que libera o treinador sem precisar pagar a multa rescisória

Na última sexta-feira, o Brasil foi eliminado para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo. Tite, agora ex-técnico da seleção brasileira, foi muito questionado pela péssima organização tática e mental da equipe na partida. A CBF já está na procura de um técnico para comandar o Brasil nos próximos jogos.

Abel Ferreira
Abel Ferreira, um dos nomes cogitados para ser o novo técnico da seleção brasileira. (Foto: Divulgação/Libertadores)

 

Abel Ferreira é um dos nomes mais citados como exemplo de comando sobre um time, tanto em gestão de elenco, como taticamente dentro de campo. Em pouco tempo no Palmeiras, o treinador conquistou duas Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e Recopa Sul-Americana. Agora, o seu nome tem sido especulado por torcedores e especialistas no mundo do futebol como um possível treinador da seleção brasileira.

O treinador português é muito bem-visto pelos torcedores por conta da sua parte tática, pois em pouco mais de dois anos, Abel Ferreira já demonstrou em várias partidas o seu estilo de jogo, que agradou a todos os palmeirenses e amedrontou os adversários.

Abel Ferreira
Além da parte tática, Abel Ferreira conhece bem o psicológico dos jogadores. (Foto: Divulgação/Palmeiras)

 

No jogo contra a seleção croata, a torcida brasileira percebeu o despreparo psicológico dos jogadores, após a equipe sofrer um gol de contra-ataque, vencendo por 1 a 0, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação. Portanto, essa não é uma característica do atual técnico do Palmeiras. Abel Ferreira, consegue em alguns minutos, deixar o seu elenco inteiro na melhor temperatura possível para vencer uma partida. Poderia citar vários exemplos aqui, mas um deles já basta, sendo: Atlético Mineiro 2 x 2 Palmeiras, quartas de final da Libertadores, no Mineirão, na qual a equipe paulista saiu perdendo por dois a zero.

Não é atoa que o seu lema é bastante conhecido na mídia brasileira: “cabeça fria, coração quente”. O treinador não gosta muito de se precipitar pensando no seu futuro, no entanto, ele disse que não está pensando em assumir a seleção brasileira. Porém, como esse texto é opinativo, eu penso que se apresentarem uma boa proposta para ele, com a verba salarial igual a do, agora, ex-treinador Tite, o técnico português aceitaria ser o novo comandante da seleção brasileira.

Abel Ferreira
Abel Ferreira em pouco tempo de Palmeiras, conquistou seis títulos. (Foto: Divulgação/Palmeiras)

 

Segundo informações do jornalista André Hernan, há uma ala na entidade que dá força a Abel Ferreira pelo trabalho desenvolvido no Palmeiras e por ter uma metodologia diferente, mas com conhecimento do futebol brasileiro. A gestão de pessoas, uma das qualidades mais destacadas de Tite, também é apontada como outra boa característica de Abel. Por outro lado, uma ala mais conservadora da CBF prefere esperar para dar próximos passos e priorizam antes montar a nova direção da federação.

Portanto, eu creio que tenha, sim, que existir uma reunião sobre o próximo técnico que comandará a seleção brasileira, mas também penso que o técnico, do Palmeiras, tenha que ser prioridade entre todos os outros possíveis treinadores, que estão sendo cogitados. O próximo ciclo do Brasil precisa ser certeiro, já erramos demais e não podemos cometer as mesmas falhas novamente.

você pode gostar também