Prévia da temporada: Os favoritos de Hernán Crespo?

Contexto

O São Paulo chega para disputar o Brasileirão 2021 cheio de moral após a conquista do Campeonato Paulista, título que não era comemorado desde 2005. Agora, a torcida são-paulina quer voltar a sentir o gostinho do Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde 2008, e para isso conta com um elenco de muita união e raça, além de um treinador, ou melhor, um ‘profe’ que conseguiu explicar muito bem suas lições.

No Brasileirão de 2020 o Tricolor Paulista ficou em quarto lugar na Série A, onde após abrir uma vantagem de 7 pontos para o vice-líder em rodadas anteriores, viu o Flamengo erguer a taça no final. Ainda em 2020 o clube foi eliminado na fase de grupos da Libertadores e chegou às semifinais da Copa do Brasil, onde acabou sendo eliminado pelo Grêmio e foi impedido de tentar buscar um título inédito em sua história.

Na Série A 2020, o São Paulo marcou 59 gols e sofreu 41, somando 66 pontos (18 vitórias, 12 empates e 8 derrotas). Agora, com a chegada do treinador argentino Hernán Crespo e de um dirigente bem conhecido, Muricy Ramalho, o clube tenta recuperar o que foi perdido na temporada passada com um bom planejamento e com um lema de que se as pernas não chegarem, o coração tem de alcançar. 

Craque(s)

Além do já citado treinador, o São Paulo conta com um elenco muito forte nesta temporada repleto de nomes importantíssimos como Miranda, Reinaldo, Tiago Volpi e Benítez, mas podemos elencar dois jogadores como “craques”, devido à qualidade e inteligência que eles trazem para a equipe, sendo eles: Daniel Alves e Luciano.

Luciano é um atacante ‘raçudo’ que está sempre no lugar certo na hora certa com uma boa técnica e finalização precisa. Mas esse lugar não é só a grande área, nos acostumamos a ver o atacante voltando para buscar jogo e fazendo jogadas com quem estiver lá na frente, seja o companheiro de ataque Pablo ou Gabriel Sara. A relação entre torcedor e jogador neste caso é absurdamente boa, não à toa o craque leva o apelido de “Luciano Ronaldo” e todos esperam que se estivermos no fim do ano (ou no começo, ou no meio, ou em qualquer tempo) tenha gol do Luciano… Pelo São Paulo já são 25 gols – e contando – e já está eternizado como o autor do gol do título paulista de 2021.

Daniel Alves é o “cérebro” da equipe, na lateral direita é o melhor do mundo, mas atua também como meia armador dependendo da situação do jogo e da escalação. O 10 na camisa não é por acaso, o jogo da equipe passa obrigatoriamente pelos pés de Dani, que às vezes se depara com diversas críticas de todos os lados mas que responde na bola. O maior colecionador de títulos do planeta deu três assistências na Série A de 2020, além de uma média de 78 passes por partida com 88% dos passes completados.

 

Mapa inteligente do jogador Luciano, camisa 11 do São Paulo, com quantidade de chutes dados, posições, passes longos e curtos e dribles.
Mapa inteligente do jogador Luciano, camisa 11 do São Paulo, com quantidade de chutes dados, posições, passes longos e curtos e dribles.
Mapa inteligente do jogador Daniel Alves, camisa 10 do São Paulo, com quantidade de chutes dados, posições, passes longos e curtos e dribles.
Mapa inteligente do jogador Daniel Alves, camisa 10 do São Paulo, com quantidade de chutes dados, posições, passes longos e curtos e dribles.

 

Time base

A formação com três zagueiros que tanto deu certo no passado são-paulino hoje volta pra mostrar que nada é tão “descartável” assim no futebol. O time joga no 3-5-2 e a base é a seguinte:

Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Dani Alves, Luan, Liziero, Benítez e Reinaldo; Pablo e Luciano.

Expectativa para a temporada

A permanência e vontade do elenco campeão paulista faz com que o São Paulo seja um dos favoritos não só para o Brasileirão, mas também Libertadores da América e Copa do Brasil. O projeto são-paulino é um projeto sólido, de contratações pontuais e de um grande aproveitamento da mistura da ‘meninada’ e do chamado por eles ‘sub-40’.

A expectativa para 2021 é que o Tricolor consiga se manter vivo em todas as competições e que saia com o título em uma ou mais. O time já está classificado para as oitavas de final da Libertadores e estreia no Brasileirão contra o Fluminense, também classificado. É importante lembrar que o favoritismo é uma expectativa e não uma obrigação completa. Ou seja, se a equipe terminar o ano de 2021 apenas com o título paulista já é um passo dado muito importante para um São Paulo que chegou até aqui depois de muitos problemas e que ainda pode ter pendências a serem resolvidas. A empolgação é plausível e todos esperam um grande campeonato da equipe de Hernán Crespo. A ver se 7 pontos de vantagem não são desperdiçados novamente…

você pode gostar também