Qual o maior clube alemão?

O maior necessariamente tem que ser o que ganha mais títulos?

Foto: Reprodução/Alemanhafc.com.br

O maior necessariamente tem que ser o que ganha mais títulos? A resposta é não. Precisa se analisar todo um contexto para se definir qual o maior clube de determinada região e os principais critérios são: torcida, história e claro que títulos também.

Levando isso em consideração, em 27 de Fevereiro de 1900, um clube do estado da Baviera foi criado por Franz John e outros atletas dissidentes do MTV 1879.

De início o clube se chamava “Schwabinger Bayern” e hoje tem sua marca muito bem consolidada como FC Bayern.

 

Títulos

Crédito: Reprodução/Bayern

 

O Bayern de Munique conta com os seguintes em sua sala de troféus: 6 Champions League, 2 Supercopas da UEFA, 4 mundiais de clubes, 32 Bundesligas, 20 copas da Alemanha, entre outros títulos de menor relevância.

Para se ter uma ideia do gigante da Baviera, o clube tem 23 títulos à mais que o segundo time mais vezes campeão, o Nuremberg tem apenas 9 títulos da liga alemã. O Bayern pode conquistar nessa temporada o 11º título seguido do campeonato alemão, ou seja, só em títulos seguidos, o clube de Munique já superou o Nuremberg.

 

Torcida

Crédito: Torcida do Bayern de Munique no Allianz Arena. Foto: Getty Images

 

Segundo um levantamento feito em 2018, o Clube da Baviera era até o momento, o 6º com maior torcida no mundo, tanto em questão de torcida local, tanto em questão de torcida mundial, a comparação da torcida regional para mundial é mais que o dobro, são 32 Milhões de torcedores espalhados pelo mundo e apenas 15 na Alemanha.

É importante destacar, a marca FC Bayern é enorme mundialmente falando: desde o início da pandemia, o gigante alemão foi o único clube na Europa que apresentou superávit nesses anos, de acordo a revista Forbes.

 

História

Estátua do Kurt Landauer. Foto: Reprodução/FC Bayern

Apesar de ser gigante hoje, o clube passou muitos sufocos no período do nazismo. É bem verdade que o clube da Baviera usou o símbolo nazista em seu escudo durante um período curto de 7 anos (1938-1945), mas o clube sempre foi muito ligado à comunidade judaica e foi obrigado a usar , tanto que no começo da década de 1930, seu presidente era judeu, Kurt Landauer, o dirigente responsável por levar o time ao primeiro título nacional da sua história (1932). Em 1933, os judeus foram expulsos de territórios alemães, a equipe ainda tentou defender seu presidente, mas o clube não tinha muito o que se fazer nessa época, apesar de oficialmente desligado do clube, Kurt ainda estava ligado à comunidade e esse foi uma das principais irritações por parte dos aliados de Adolf Hitler, com muitas sanções o clube da Baviera quase teve que fechar suas portas e seu ex-presidente Landauer foi preso em 1938. Em 1940, o clube alemão viajou à Suíça para fazer um amistoso e se curvou ao ex-presidente que residia por lá, depois de tanto ser maltratado na Alemanha nazista. Depois do fim da segunda guerra, o presidente retornou ao clube para dirigir o clube a sua grande e lenta retomada aos principais cenários europeus.

A Streaming da Amazon, o prime vídeo lançou um série do Clube em 2021 e mostra um pouco da história do clube e claro daquele momento presente. Na próxima segunda-feira (27), essa equipe completa 123 anos de grandeza e muita luta.

você pode gostar também