Quem é Xavi?
Com apenas sete anos, o holandês foi chamado para o Barcelona e desde as categorias de base já mostrava ser diferente com seus dribles e fintas. Seu talento não impressionou somente os olheiros, mas também as grandes marcas esportivas. Com apenas nove anos, Xavi já era patrocinada pela Nike e fazia propagandas com craques como Neymar.
Com um futebol encantador, nome de ídolo e patrocínio com a Nike, não demorou para Simons chamar a atenção de outros gigantes europeus. Aos doze anos, Chelsea e Real Madrid fizeram propostas para o pequeno Xavi. Ele e a família não aceitaram as propostas, pois seu pai é torcedor do Barcelona e preferiu que o garoto continuasse na Catalunha .
Com 15 anos assinou seu contrato de renovação e começou a jogar com o Sub-16 do clube espanhol. Mesmo jogando com outras promessas, ainda era o centro dos holofotes. E atenção era justa, com 15 anos o garoto já tinha ganhado por quatro vezes a Youth Ballon d’OR, que é considerada a bola de ouro mirim. Além de vencer uma das premiações mais importantes para sua idade, Xavi Simons foi eleito entre as 50 maiores promessas de 2020, segundo o site GOAL.
A saída do Barcelona:
Apesar do amor de sua família e do próprio Xavi pelo Barcelona, em 2019 a promessa e principal jogador da base da Catalunha não aceitou a renovação de seu contrato. O clube chegou a ofereceu 200 mil Euros por ano pela sua permanência, mas o jogador não aceitou. Em sua saída, o holandês mostrou seu amor pelo clube dizendo: “Deixo uma parte em mim em Barcelona, e uma parte do Barcelona sempre estará comigo”.
Logo após recusar a renovação de contrato, o PSG anunciou o jovem e alegrou a torcida francesa. Se o povo de Paris se alegrou, os catalães se revoltaram e chegaram a chamar Simons de ingrato e falso. Quando chegou, mesmo com 16 anos, foi jogar com o Sub-19 do Paris e sentiu a diferença física entre ele e seus adversários. Logo percebeu que precisava ganhar massa muscular para não ficar para trás, foi aí que começou sua rotina de treinos pesados com um preparador a parte do clube. Hoje, Xavi Simons já tem físico o suficiente para jogar junto com o elenco principal do PSG, tanto é que já jogou os minutos finais de uma partida contra o Leans.
Como joga?
Desde canetas a elásticos e arrancadas, o futebol de Xavi é algo difícil de ver hoje em dia na Europa. O garoto é muito habilidoso e usa de suas jogadas individuais para ajudar seu time a chegar ao gol, normalmente vai driblando os adversários até a entrada da área e fornece o último passe para seus companheiros apenas empurrarem para o gol. Além dos dribles, Simons tem agilidade no pensamento e assim consegue criar jogadas rapidamente. Apesar de fazer alguns gols, o meia é um garçom nato e, segundo ele, prefere servir seus companheiros do que marcar gols. “Eu prefiro dar uma assistência do que marcar gols. Pra mim, assistências são mais importantes.”
Vai vingar?
Xavi Simons ainda não estreou como titular no time principal do PSG, mas o que se sabe sobre o jogador é que tem muita habilidade, estrutura e disciplina. O que ainda causa dúvida nos torcedores e amantes do futebol, é a fama que o jogador tem com apenas 16 anos. Em seu Instagram, conta com 2.8 milhões de seguidores. O jovem não pode deixar seu ego inflar e achar que já é um grande jogador, para isso acontecer ele precisa conquistar vaga no elenco principal e conquistar títulos.