Nesse fim de semana a Premier League reserva um de seus maiores clássicos no Anfield Road: Liverpool x Everton. O “Merseyside Derby” (ou dérbi do Rio Mersey) está marcado para às 20:30 desse sábado (21) e coloca frente a frente dois dos times mais vitoriosos da história do esporte.
Liverpool
Os Reds vem fazendo um bom início de temporada até aqui, já que ocupam o 4º lugar na competição e estão apenas três pontos atrás do líder (o Tottenham). No entanto o time vermelho de Merseyside vem de duas partidas sem vitória pelo campeonato inglês (derrota para o Tottenham em Londres por 2 a 1 e empate com o Brighton no sul da Inglaterra por 2 a 2), o que pode ser um prelúdio de “pequena crise”. No geral a campanha do Liverpool aqui tem cinco vitórias, dois empates e uma única derrota.
Para o confronto diante do tradicional rival citadino, Jurgen Klopp terá a baixa de Andy Robertson que lesionou o ombro durante a Data FIFA e deve ser baixa por um longo tempo (outros desfalques por lesão são Thiago Alcantara, Caoimhin Kelleher, Cody Gakpo e Ben Doak enquanto que Curtis Jones está suspenso).
Assim sendo o provável time do Liverpool para o confronto é: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk e Tsimikas; Gravenberch, Mac Allister e Szoboszlai; Salah, Núñez e Jota.
Everton
Os Toffees vem atravessando um momento de altos e baixos na temporada, com mais baixos do que altos. O questionado treinador Sean Dyche não vem conseguindo extrair o melhor de seus atletas e o Everton mais uma temporada vai brigando na parte inferior da tabela: míseros sete pontos em oito partidas disputadas (são duas vitórias, um empate e cinco derrotas até aqui). Além disso o tradicional clube azulado tem um pequeno e incômodo tabu diante dos rivais locais, já que não vencem o Liverpool no Anfield há quatro anos (e recentemente passou incríveis 23 partidas sem sequer vencer seu maior rival, tabu esse que acabou na pandemia), o que mostra a urgência de um bom resultado longe de casa, onde a equipe recentemente conseguiu pontos importantes.
Uma curiosidade do confronto é que o Anfield, antes da fundação do Liverpool, já foi casa do Everton por sete anos. No entanto com mudanças nos valores do aluguel para o time azul, a equipe decidiu colocar novos rumos em sua história e partiram para um novo terreno que viria a ser o Goodison Park (fazendo com que o Anfield ficasse vazio e John Houlding, dono do Anfield, solucionou o problema fundando em 1892 o atual Liverpool que conhecemos, que em seus primórdios era conhecido como Everton Athetic, mas teve que alterar sua nomenclatura pelo Everton “original” já existir antes).
As baixas no lado azul de Merseyside ficam por conta de Seamus Coleman e Dele Alli (lesionados) além de André Gomes (que é dúvida). A boa notícia fica por conta do retorno de Idrissa Gueye, que andou fora por um problema no calcanhar.
Com tais informações, o provável time do Everton para o clássico é: Pickford; Young, Tarkowski, Branthwaite e Mykolenko; Harrison, Onana, Garner e McNeil; Doucouré; Calvert-Lewin.
Retrospecto Liverpool x Everton
No confronto entre Liverpool x Everton os Reds levam ampla vantagem no confronto: são 124 vitórias contra 83 dos Toffees além de 86 empates.
Onde assistir Liverpool x Everton?
A transmissão da partida entre Liverpool x Everton fica responsável pela ESPN e pelo Star+
Ficha Técnica
- Confronto: Liverpool x Everton
- Campeonato: Premier League
- Estádio: Anfield Road, Liverpool-ING
- Horário: 08:30 (horário de Brasília)