O Tottenham conseguiu uma vitória, por 2×1, muito importante neste sábado (30) contra o Liverpool, em Londres. No jogo, que valia pela sétima rodada da Premier League, os Spurs acabaram com a invencibilidade vermelha na temporada e encerraram um jejum de dez anos sem vitória sobre os adversários. Heung-Min Son e Joel Matip, contra, marcaram pro Tottenham e Cody Gakpo fez o gol do Liverpool. O Liverpool teve dois jogadores expulsos e um gol polemicamente anulado quando o placar ainda estava zerado. Curtis Jones foi expulso se forma direta, ainda na primeira etapa, e Diogo Jota tomou dois cartões amarelos em um curto espaço de tempo na etapa final.
O Tottenham volta pro segundo lugar no Campeonato Inglês, com 17 pontos, e segue invicto na competição. O Liverpool para no 16, na quarta colocação.
Primeiro tempo
O Liverpool começou o jogo no campo de ataque. Aos dois minutos, Díaz receber passe de Salah, mas foi travado por Porro no momento do chute e a bola foi pra escanteio. Na cobrança, a bola sobrou em Mac Allister, que pegou de primeira da entrada da área, mas acabou chutando pra fora. Aos 10, o Tottenham chegou pela primeira vez com Richarlison pela esquerda. O brasileiro fez um cruzamento perigoso, mas a bola passou à frente do gol de Alisson e ninguém finalizou.
Aos 12, o Liverpool chegou com mais perigo. Díaz e Robertson tramaram boa jogada pela esquerda antes da finalização de Gakpo, que parou em defesa de Vicario. No rebote, Robertson encheu o pé e obrigou outra grande defesa do goleiro do Tottenham. Aos 18, Jones recebeu um passe de Szoboszlai que cruzou a área inteira até o lado esquerdo, mas o chute do inglês foi travado pela defesa. Aos 21, Gakpo escorou pra Salah, que arriscou de trivela da entrada da área, mas a bola foi pra fora.
Aos 24 minutos, Jones dividiu com Bisouma e o juiz marcou falta e deu o cartão amarelo pro jogador do Liverpool. Após chamada no VAR, o Simon Hooper voltou atrás e expulsou Jones de forma direta. Com um a mais, o Tottenham melhorou e Maddison quase abriu o placar aos 29, forçando uma defesaça de Alisson.
Aos 32, Richarlison recebeu de Kulusevski pelo lado esquerdo da área, mas isolou. No minuto seguinte, a maior polêmica do jogo. Salah brigou com a defesa e ficou com a bola. O egípcio deu um ótimo passe pra Díaz, que em profundidade, bateu cruzado, no canto de Vicario. Em campo, o bandeirinha apontou impedimento. O VAR confirmou, mesmo sem divulgar as linhas e com a nítida impressão de que o colombiano estava em posição legal. O lance abalou o Liverpool, que tomou o gol aos 35 minutos. Maddison deu ótimo passe pra Richarlison, às costas de Gomez, e o brasileiro achou Son no meio da área, que não desperdiçou.
Aos 40, Richarlison acertou o travessão de Alisson, mas o jogador já estava em posição de impedimento. No final, o Liverpool achou forças pra empatar. Szoboszlai cruzou pra área aos 49 minutos, Van Dijk desviou pro meio e Gakpo dominou antes de girar e bater forte pra igualar o marcador. O Liverpool ainda teve uma grande chance pra virar aos 52, mas Díaz completou fraco o ótimo passe de Salah, que rasgou a defesa londrina.
Segundo tempo
O Tottenham voltou pro segundo tempo tentando se impor. Aos três minutos, Maddison recebeu pela direita e bateu colocado, no ângulo, com a perna esquerda. Quando já parecia um gol certo, Alisson voou e fez uma defesa espetacular. Aos cinco, Alisson apareceu novamente, mas num chute da meia-lua de Son, que obrigou outra grande defesa do goleiro brasileiro. Aos 12, Sarr arriscou de longe, mas Alisson pegou com mais facilidade. Aos 13, o Tottenham repetiu a jogada de seu primeiro gol, mas antes que Son pudesse comemorar, a arbitragem assinalou impedimento de Richarlison.
Aos 24, o Liverpool ficou com dois a menos. Jota cometeu duas faltas em dois minutos pra amarelo e foi expulso. O Tottenham, mesmo com dois a mais, não conseguia criar nada de perigo e batia na barreira vermelha. Szoboszlai, em uma das poucas escapadas do Liverpool, arriscou de longe aos 33 e Vicario pegou sem problemas. Aos 47, Richarlison cabeceou mal depois do cruzamento de Hojbjerg e Alisson defendeu. No último lance da partida, o Tottenham chegou ao gol da vitória. Kulusevski foi ao fundo do campo pelo lado direito e cruzou pra dentro da área. Matip tentou afastar, mas encheu o pé contra o próprio gol aos 52 minutos.
Melhor da partida
Enquanto esteve em campo, Maddison foi o jogador mais lúcido do Tottenham e fez boa partida.
Próximos compromissos de Tottenham e Liverpool
O Tottenham só volta a campo no sábado (7), contra o estreante na Premier League, Luton Town, fora de casa. O Liverpool joga pela Europa League, contra o Union St. Gilloise, da Bélgica, em Anfield, na quinta (5).