Quem são os adversários do São Paulo na Sul-Americana?

A Conmebol sorteou na tarde desta sexta-feira, em um evento realizado na sede em Luque, no Paraguai, os grupos da Sul-Americana 2022 com os 32 times participantes – sete deles brasileiros.

Cada equipe fará seis jogos (três fora de casa e três dentro de casa). Só o primeiro colocado de cada grupo vai às oitavas de final. Os terceiros colocados de cada grupo da Libertadores completam as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A final será no dia 1º de outubro de 2022, no Mané Garrincha, em Brasília.

Premiação da Copa Sul-Americana 2022

Contando valores a partir da fase de grupos, o campeão da competição embolsará, ao todo, 7,8 milhões de dólares (cerca de R$ 37,6 milhões na cotação atual).

Cada clube receberá 900 mil pela fase de grupos, 500 mil pelas oitavas, 600 mil pelas quartas e 800 mil pelas semifinais. O vencedor da final leva mais 5 milhões, e o vice fica com 2.

Grupo D

São Paulo FC – BRA
Jorge Wilstermann – BOL
Ayacucho FC – PER
Everton – CHI

O grupo impôs uma difícil tarefa para o São Paulo: subir mais de ‘meio Monte Everest’. Dos três adversários, somente os chilenos não mandam seus jogos acima dos 2.500m metros de altitude.

Os bolivianos jogam na cidade de Cochabamba, localizada 2.570m acima do nível do mar. Já os peruanos atuam na cidade homônima de Ayacucho, na altitude de 2.750m. Somados, os destinos do São Paulo chegam a 5.320m de altitude. O Tricolor paulista enfrenta os três adversários em jogos de ida e volta e somente o primeiro colocado do grupo avança para a próxima fase.

Conhecendo os adversários

Jorge Wilstermann – BOL

A tradicional equipe boliviana está novamente no caminho de um time brasileiro. Com 17 jogos disputados na Sul-Americana – e 127 na Libertadores – o Jorge Wilstermann já enfrentou o São Paulo duas vezes, e os brasileiros levaram a melhor nas duas vezes. Vitória por 5×0, no Morumbi; e 1×0, na Bolívia.

Em 2022, o Wilstermann faz um Campeonato Nacional abaixo do esperado, 7° lugar em seu grupo, mas é uma equipe que costuma incomodar nas competições internacionais.

Os Bolivianos entraram na fase preliminar. Golearam o Guabirá, por 4×0, em casa. Na volta, perderam por 3×0. O principal jogador, até aqui, é o meia argentino Javier Sanguinetti. Além dele, a equipe também conta com o atacante Andrés Chávez, ex-São Paulo.

Ayacucho FC – PER

O Ayacucho é mais uma equipe que está deixando a desejar no inicio da temporada, ocupando apenas a 12° posição no Campeonato Nacional. A grande aparição internacional da equipe foi na Libertadores de 2021, quando enfrentou o Grêmio e perdeu por (6×1 e 2×1).

Os Peruanos eliminaram o Sport Boys na fase preliminar da competição. Com uma vitória por 2×0, em casa. E uma derrota por 3×2, fora. O grande destaque da equipe é o meia Cristian Techera.

Everton – CHI

De todos os adversários, o Everton é, com certeza, o melhor tecnicamente. A equipe Chilena vem da Libertadores após ser Eliminado pelo Estudiantes, com duas derrotas por 1×0. O grande triunfo dos chilenos é a força defensiva. Em contra-partida, o time não vai bem na construção ofensiva.

Análise do grupo

Tecnicamente, o São Paulo sobra em relação ao seus adversários. Os principais pontos de atenção devem ser as  longas viagens e a altitude. Com o regulamento que prevê apenas um classificado, os jogos contra o Everton e o Wilstermann devem ser decisivos para a vaga.

A ordem dos jogos

Ayacucho – FORA
Everton – CASA
Jorge Wilstermann – FORA
Everton – FORA
Jorge Wilstermann – CASA
Ayacucho – CASA
você pode gostar também