A partida entre Argentina x Equador acontece nesta quinta-feira (07), às 21h (Horário de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A Argentina, atual campeã da Copa do Mundo, disputará o seu primeiro jogo oficial desde a final contra a França, no dia 18 de dezembro de 2022. De lá pra cá, a única seleção tricampeã mundial jogou cinco amistosos, com vitória em todos. Em números, a seleção argentina, sob comando de Lionel Scaloni, é uma máquina. No total, são 61 jogos, com 44 vitórias, 12 empates, e apenas 5 derrotas. A última derrota dos ‘hermanos’ foi na Copa do Mundo, no 2 a 1 para a Arábia Saudita. Antes disso, a seleção não perdia desde 2019.
Do outro lado, a seleção do Equador também vem para o seu primeiro jogo oficial desde a Copa do Mundo de 2022, na qual foi eliminada na fase de grupos, mas demonstrando um bom futebol com a sua nova geração. Após o Mundial, o treinador argentino Gustavo Alfaro foi demitido da seleção equatoriana. Para o lugar dele, o espanhol Félix Sánchez, ex-treinador do Catar, foi contratado. Assim como a Argentina, os equatorianos também disputaram quatro amistosos após o mundial, vencendo três e perdendo um, todos sob o comando do novo técnico.
As Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026 começam nesta quinta-feira (26) com três jogos de abertura, são eles: Paraguai x Peru, 19h30, Colômbia x Venezuela, 20h, e Argentina x Equador, 21h. No torneio, todas as seleções se enfrentaram em turno e returno, todas com o objetivo de estar no Mundial de 2026, que acontecerá em três países, Estados Unidos, México e Canadá. Com o título da Argentina na última Copa, as Eliminatórias Sul-Americanas ganham mais uma vaga, com as seis primeiras seleções indo direto para a Copa do Mundo, e uma disputando a vaga na repescagem.
Veja também: Paraguai x Peru: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida
Veja também: Colômbia x Venezuela: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida
Argentina
Depois do título no Catar, a seleção argentina chega empolgada para o novo ciclo. No jogo contra o Equador, a expectativa é de festa da torcida no Monumental de Núñez, o maior estádio da América do Sul. Na convocação de Scaloni para as Eliminatórias, percebe-se a base da equipe campeã mundial, misturada com a aparição de jovens atletas, pensando no novo ciclo, entre eles, estão dois jogadores que atuam no Athletico Paranaense, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, e Bruno Zapelli, meia e camisa 10 da equipe brasileira.
#SelecciónMayor 📋Lista de convocados por el entrenador Lionel Scaloni 🇦🇷 para los encuentros de Eliminatorias ante Ecuador y Bolivia pic.twitter.com/dCNmijCfqu
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) August 31, 2023
Para o jogo entre Argentina x Equador, Scaloni deve ir com força máxima. O único desfalque da equipe titular é o zagueiro Lisandro Martínez, fora por lesão. No entanto, há uma dúvida para a posição de centroavante, Julián Álvarez, que terminou a Copa como titular, disputa a vaga com Lautaro Martínez, que perdeu a posição para Julián durante a Copa do Mundo.
Provável formação Argentina (4-3-3): Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández, Alexis Mac Allister; Messi, Julián Álvarez (Lautaro Martínez), Di María.
Equador
O Equador, na última Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, em 2022, ficou em quarto lugar, com 7 vitórias em 18 jogos. O atual treinador da seleção equatoriana, o espanhol Félix Sánchez, passou dez anos de sua carreira em La Masia, base do Barcelona, e também dez anos na seleção do Catar, desde o sub-19 até o time principal, onde foi campeão da Copa da Ásia, batendo o Japão por 3 a 1 na final, em 2019.
Para a estreia das Eliminatórias, no jogo entre Argentina x Equador, a equipe visitante terá desfalques importantes, entre eles, o zagueiro Hincapié, destaque da seleção na Copa de 2022. Para os desconhecedores do estilo de jogo de Félix Sánchez, o treinador gosta de utilizar um esquema de três zagueiros, valorizando o meio de campo e os alas.
Provável formação Equador (3-5-2): Alexander Domínguez; Robert Arboleda, Félix Torres, William Pacho; José Hurtado, Carlos Gruezo, José Cifuentes, Moisés Caicedo, Pervis Estupiñán; Ángel Mena, Enner Valencia
Retrospecto Argentina x Equador
Na história de Argentina x Equador são 38 jogos com amplo favoritismo da Argentina. São 22 vitórias para os argentinos e apenas 5 para os equatorianos, além de 11 empates. O último jogo entre as equipes foi disputado em 2022, no dia 29 de março. Na ocasião, as seleções empataram por 1 a 1.
Onde assistir Argentina x Equador
A partida entre Argentina x Equador será transmitida pelo SporTV.
Ficha técnica
- Argentina x Equador
- Competição: Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026 (1ª rodada)
- Estádio: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (ARG)
- Horário: 21:00 (Horário de Brasília)
- Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
- VAR: Jhon Perdomo (Colômbia)