Arrascaeta foi cortado da convocação do Uruguai para os amistosos da data Fifa de março contra Japão e Coreia do Sul. A Seleção Uruguaia anunciou nesta segunda-feira o substituto do jogador do Flamengo na convocação: Diego Hernández, do Montevideo Wanderers.
No clássico contra o Vasco no último domingo, o uruguaio foi substituído aos 38 do segundo tempo sentindo claros incômodos. Logo após o término da partida, o Flamengo informou que Arrascaeta havia sentido uma lesão no adutor esquerdo.
Da mesma forma, o clube indicou que o camisa 14 seria reavaliado pelo departamento médico do clube para ter melhor noção sobre a gravidade do problema físico do atleta.
O treinador Rubro-Negro, Vítor Pereira, também comentou sobre a situação de Arrascaeta na coletiva de imprensa posterior à classificação do Mengo. O português reforçou que o uruguaio foi para o jogo mesmo sentindo dores no púbis nas últimas semanas.
O Arrascaeta sentiu dores no púbis durante a semana, passou por exames, isso é público. Por ser uma semifinal, conversamos com ele e resolvemos arriscar um pouco. No intervalo, ele já estava com dificuldades, piorou no começo do segundo tempo e por isso foi substituído.
Ainda em fevereiro, em entrevista ao ge, Arrascaeta comentou sobre seu problema no púbis. O uruguaio disse que sofreu bastante com essa lesão no fim da última temporada – e que também está impactando um pouco neste retorno em 2023.
Para zerar e ficar bem, tive que dar um tempo de descanso para a mente, para o corpo e não trabalhar nada nas férias. Estava precisando muito porque nos últimos meses sofri bastante com isso. Chegava ao ponto de nem conseguia chutar a bola às vezes. Mas sabemos que tem momentos em que, assim mesmo, temos que dar um pouco a mais do que podemos. Eu sabia no começo do ano ia sofrer mais na parte física porque só agora estou encontrando o meu melhor. É me preparar para dar o meu melhor.
O Uruguai, além de perder Arrascaeta, também perdeu o zagueiro Ronald Araujo, do Barcelona, que coincidentemente sentiu o mesmo desconforto do jogador Rubro-Negro: problema no adutor esquerdo.
A Celeste, então, entra em campo nos dias 24 e 28 de março para enfrentar Japão e Coréia do Sul respectivamente. Ainda sem treinador, o Uruguai será comandado pelo interino Marcelo Broli nesta data Fifa.