Brasil atropela Bolívia em noite que se tornou histórica para Neymar

Atual camisa 10 da Seleção marcou dois e se tornou maior artilheiro da seleção

O primeiro ato de Fernando Diniz no comando da Seleção Brasileira em Belém se tornou uma noite histórica, assim como marcou uma estreia vitoriosa, e com autoridade, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Marcando dois dos gols da vitória brasileira por 5 a 1 sobre a Bolívia, Neymar se tornou o jogador com mais gols em jogos oficiais da história da Canarinho. O atual camisa 10 marcou seus gols de números 78 e 79 pelo Brasil, ultrapassando os 77 gols de Pelé. Rodrygo, outro Menino da Vila, também teve uma grande noite marcando dois gols. O outro gol brasileiro foi marcado por Raphinha enquanto o único gol boliviano saiu dos pés de Victor Ábrego.

Primeiro tempo

Image
Rodrygo aproveitou oportunidade e, com o gol vazio, abriu o placar em Belém. Foto – Vitor Silva / CBF

 

Desde o apito inicial, embalado pela torcida no Mangueirão, o Brasil foi dominante. A Seleção construiu boas chances nos minutos iniciais, obrigando o goleiro Viscarra a trabalhar. Aos 13 minutos, a chance mais clara até então, com o árbitro dando pênalti para o Brasil após a bola tocar no braço de Jusino em tentativa de tabela entre Rodrygo e Neymar. Depois de alguns minutos de revisão, o camisa 10 foi para a cobrança, no entanto, Viscarra foi bem ao esperar para cair e fez boa defesa.

No entanto, não demorou para que o placar fosse aberto, fazendo justiça à superioridade brasileira. Aos 23 minutos, Raphinha recebeu de Danilo, partiu para dentro e bateu. Viscarra defendeu e a bola desviou em um defensor boliviano, mas Rodrygo estava no lugar certo, na hora certa, para completar com o gol livre. No restante do primeiro tempo, o Brasil teve mais três boas oportunidades, duas com Neymar e uma com Richarlison, mas o goleiro da Bolívia fez grandes defesas para evitar que sua seleção fosse para o intervalo com uma desvantagem maior.

Segundo tempo

 

Image
Neymar celebra após marcar seu 78º gol pela Canarinho, o quarto do Brasil na partida. Foto – Vitor Silva / CBF

 

Após o intervalo, o domínio no Brasil no jogo não demorou a se tornar evidente. Dentro do primeiro minuto da etapa complementar, Raphinha recebeu dentro da área, dominou e cortou para o pé esquerdo. O camisa 7, então, finalizou rasteiro, no canto aberto, sem chances para Viscarra. Seis minutos depois, mais um gol brasileiro: Bruno Guimarães passou para Rodrygo, que, em condição legal confirmada depois de revisão do VAR, bateu na saída do goleiro para ampliar a vantagem brasileira.

Aos 15 minutos, Rodrygo tentou limpar a marcação dentro da área, mas foi derrubado. Por sorte, a bola sobrou nos pés de Neymar que pegou a sobra de primeira e estufou as redes para marcar o quatro do Brasil no jogo e seu 78º gol pela Seleção Brasileira. Com esse gol, Neymar superou Pelé e se tornou o maior artilheiro brasileiro pelos parâmetros da Fifa, que não consideram jogos contra clubes e combinados. O gol do recorde foi comemorado tal qual Pelé celebrava seus gols, com socos no ar.

Já em clima de festa e com a história escrita, a equipe comandada por Diniz seguiu criando e chegando perto de ampliar o placar. A Bolívia, por sua vez, criava pouco e não dava trabalho para os defensores brasileiros. Ainda assim, os bolivianos acharam seu gol e logo no primeiro chute da Bolívia no alvo aos 32 minutos. Com a defesa adversária basicamente toda no campo de ataque, Ábrego recebeu e partiu em velocidade, já dentro da pequena área, o boliviano encheu o pé e acertou o ângulo esquerdo de Ederson.

Aos 34, Neymar acertou a trave e dois minutos depois Joelinton teve uma boa chance em cabeceio com a bola passando à esquerda da meta defendida por Viscarra. Contudo, ainda deu tempo para mais um gol brasileiro, o gol de número 79 de Neymar pela seleção. Depois de cruzamento de Raphinha, o camisa 10 chegou batendo de primeira e fechando a vitória da Canarinho por 5 a 1 em Belém já nos acréscimos da etapa complementar.

Melhor do jogo

Image
Neymar abraça Diniz depois marcar seu primeiro gol na vitória sobre a Bolívia. Foto – Reprodução/Internet

 

Apesar do pênalti perdido, Neymar sem dúvidas foi um dos destaques da partida juntamente com Bruno Guimarães e Rodrygo, mas a marca histórica adiciona um pouco a mais para o camisa 10 ser o melhor do jogo. Além dos dois gols e da assistência, Neymar terminou a partida com 90% de aproveitamento nos passes e 70% nos dribles.

Próximos compromissos

Pela segunda rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, a Bolívia tem mais uma pedreira, nada mais nada menos que a atual campeã do mundo. Os bolivianos recebem a Argentina na terça-feira (12) às 17h (horário de Brasília) no Estádio Hernando Siles, na capital boliviana, a 3,6 mil metros de altitude.

Por sua vez, a Seleção Brasileira viaja para enfrentar o Peru no mesmo dia, terça-feira, às 23h (horário de Brasília). A partida acontecerá no Estádio Nacional de Lima.

você pode gostar também