Brasil e Colômbia empatam no Sul-Americano Sub-20

Seleção Brasileira demonstrou personalidade para tirar a desvantagem do placar diante da apaixonada torcida colombiana

No jogo mais disputado da campanha brasileira até aqui, Andrey Santos marcou para garantir o empate da seleção com a Colômbia. Os comandados de Ramon Menezes mostraram muita personalidade diante de “olés” da torcida colombiana para buscar o empate e fazer um jogo forte no segundo tempo.

Já classificado, o Brasil foi a campo com algumas mudanças para a partida. Mycael seguiu no gol, mas a linha defensiva viu mudanças nas laterais: André Dhominique e Kaiki Bruno atuaram pelas laterais com Jean Henrique e Robert Renan no miolo da defesa.

No meio, uma nova linha de quatro com Guilherme Biro, Alexsander e a dupla que está dando o que falar: Andrey Santos e Marlon Gomes. Fechando a escalação, Vitor Roque, artilheiro da competição, foi poupado e Stênio e Giovane começaram o jogo pela Seleção Brasileira.

Escalação brasileira. Foto – CBF_Futebol/Twitter

 

Héctor Cárdenas escalou sua equipe no 4-1-4-1, como esperado, por, em tese, apresentar um equilíbrio maior entre defesa e ataque com a seleção do país-sede necessitando de um bom resultado. A Colômbia, então, foi ao campo com Marquinez no gol e com a defesa de quatro defensores formada por Salazar pela direita, Ocampo e Mantilla no centro da zaga e Álvarez pela esquerda.

Gustavo Puerta, capitão da equipe, atuou como o homem de contenção no meio campo antes da segunda linha do setor, formada por Cortés, Monsalve, Castilla e Luna. Por fim, Caraballo foi o responsável por comandar o ataque.

Escalação da Colômbia. Foto – FCFSeleccionCol/Twitter

Primeiro tempo

Puerta marcou um golaço para abrir o placar do confronto e levar a torcida colombiana à loucura em Cali. Foto – Joaquin Sarmiento

 

A primeira metade da etapa inicial foi bastante equilibrada, com os dois times conseguindo suas chegadas ao ataque, contudo, sendo bem parados pelas defesas. Aos 27 minutos, veio o primeiro lance de mais perigo que terminou com Monsalve marcou um belo gol. Porém, ele partiu um pouco antes dos marcadores e o impedimento foi bem marcado pelo bandeira. Portanto, o jogo seguiu em 0 a 0.

Depois do lance do impedimento, não demorou até a Colômbia conseguir seu gol. Aos 30 minutos, Puerta colocou o time da casa na frente. O camisa 8 pegou a sobra na intermediária e encheu o pé de primeira, colocando a bola na gaveta.

Diante da sua torcida e em vantagem no placar, a Seleção Colombiana passou a dominar o jogo. Pela primeira vez no torneio, a Seleção Brasileira se mostrou nervosa durante uma partida e os adversários se aproveitaram disso para chegar ao ataque.

Aos 41 minutos, Caraballo recebeu cruzamento rasteiro e, sozinho, isolou a bola. E a máxima se fez presente: quem não faz leva. Guilherme Biro cobrou falta na pequena área e Andrey Santos subiu mais alto que todo mundo para empatar o jogo.

Segundo tempo

Jean Henrique e Caraballo disputam a bola. Foto – CBF

 

A etapa complementar foi reflexo direto do fim do primeiro tempo, com os dois lados sendo bastante agressivos buscando quebrar o empate no placar. Perto dos 30 minutos finais, Ramon Menezes fez as duas primeiras mexidas na Seleção Brasileira: Marlon Gomes e Andrey deixaram o campo para as entradas de saiu para a entrada de Arthur e Ronald.

Pouco depois, foi a vez de Cárdenas fazer a primeira alteração do lado colombiano: Manyoma entrou no lugar de Monsalve. A Colômbia chegou bem por duas vezes nos minutos seguintes à alteração, na primeira, Luna mandou por cima do gol de Mycael e na segunda o atacante furou a bola e a defesa brasileira afastou. Com as boas chegadas colombianas, Ramon oxigenou o ataque colocando Renan e Pedrinho no jogo – Guilherme Biro e Alexsander saíram para as entradas deles. Por sua vez, Cárdenas buscou fortalecer o meio campo Rendón no lugar de Caraballo.

Ambos os lados criaram boas chances após as mudanças, alguns levando perigo às metas defendidas por Mycael e Marquinez. Ao longo do segundo tempo, o nervosismo brasileiro não se fez presente. Inclusive, o Brasil controlou grande parte das ações, tendo cautela no meio campo para não comprometer defensivamente. Sendo assim, na última alteração da noite, o zagueiro Douglas Mendes entrou no lugar do atacante Giovane, que sentiu o tornozelo, para os cinco minutos finais do jogo.

Os cinco minutos de acréscimos viram certa ação, mas o empate permaneceu no placar. Sendo assim, a Colômbia chega para a última rodada precisando de pelo menos um empate.

Próximos compromissos

Pela última rodada da fase de grupos do Sul-Americano Sub-20, Brasil e Colômbia entram em campo na sexta-feira (27). A Colômbia enfrenta a Argentina às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, na mesma hora, o Brasil enfrenta o Paraguai no Estadio Deportivo Cali.

você pode gostar também