O Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 na noite desta quinta (11), na Neo Química Arena, e se classificou para a Copa do Mundo de 2022. Com o resultado, a Seleção foi a quarta a se classificar para a Copa, apenas atrás de Catar (sede), Dinamarca e Alemanha. Agora a Canarinho lidera as Eliminatórias sul-americanas com 34 pontos, nove a frente da segunda colocada, Argentina.
ESCALAÇÃO
O Brasil foi a campo sem muitas surpresas. Com Raphinha consolidado na ponta direita após a última data FIFA e Gabriel Jesus sem muita concorrência para a posição de centroavante, Tite escalou a Seleção da seguinte forma: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Raphinha, Casemiro, Fred e Paquetá; Neymar e Gabriel Jesus.
O JOGO
Se o torcedor esperava outra atuação da Seleção Brasileira como foi contra o Uruguai, não foi correspondido. E isso não necessariamente significa que o Brasil fez um jogo ruim. Ultimamente, todos os confrontos contra a Colômbia têm sido da mesma maneira: jogos amarrados, pegados e com pouco espaço para pensar/criar. O time de Rueda, pela segunda vez, conseguiu frustrar o jogo da Nossa Seleção e equilibrou a partida através de um jogo muito físico e agressivo. Tal fato fica ainda mais evidente quando olhamos para o número de cartões no jogo, principalmente pelo lado colombiano. Só no primeiro tempo foram quatro cartões amarelos no total, três só para os visitantes.
O reflexo disso apareceu logo no primeiro tempo, quando passaram-se 45 minutos sem grandes oportunidades para nenhuma das duas equipes. As melhores chances na etapa – se é que podemos classificá-las assim – vieram através de chutes de fora da área e bolas aéreas.
Na segunda etapa, o cenário não mudou muito. As alterações ofensivas de Tite ajudaram a melhorar o desempenho do Brasil no ataque e a equipes conseguiu ter um controle maior do jogo, permitindo poucas chegadas da Colômbia ao gol de Alisson.
Aos 27 minutos da etapa complementar, após uma boa pressão na saída de bola, o Brasil induziu seu adversário ao erro, retomou a posse, organizou rápido o ataque e chegou ao gol da vitória através do ótimo entrosamento entre Neymar e Paquetá, culminando no gol do jogador do Lyon.
Apesar de não ter sido brilhante, foi uma boa atuação da Seleção, que conseguiu controlar seu adversário, principalmente na segunda etapa, e não sofreu defensivamente.
PRÓXIMO COMPROMISSO
Na próxima rodada das Eliminatórias sul-americanas, o Brasil vai enfrentar seu maior rival, Argentina, na terça-feira (16), às 20h30, no Monumental de Núñez. Vale lembrar que a Seleção não contará com um de seus principais jogadores, Casemiro, que levou seu segundo cartão amarelo no jogo de hoje e estará suspenso.
Siga-nos no Twitter para ficar por dentro de todas as atualizações da Seleção Brasileira.