Brasil x Argentina: onde assistir, prováveis escalações e detalhes da partida

Brasil recebe Argentina buscando reabilitação nas Eliminatórias para a Copa de 2026

Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (21), no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília) em clássico válido pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Os argentinos, atuais campeões do mundo, lideram as Eliminatórias com 12 pontos conquistados. Porém, chegam ao Maracanã após derrota em casa diante do Uruguai na última rodada. Já a seleção brasileira, que vem de duas derrotas consecutivas, para o mesmo Uruguai e para a Colômbia, ocupa a quinta colocação, com sete pontos.

Brasil

Luis Diaz castigou o Brasil, que segue devendo sob o comando de Fernando Diniz. Foto – Gabriel Aponte/Getty Images

 

Após duas derrotas seguidas nas Eliminatórias, a situação do Brasil não chega a preocupar, mas está longe do ideal, tanto em termos de resultado como de performance.

A partida contra a Argentina será última do Brasil em 2023 e é a oportunidade perfeita para eles aumentar a confiança, ainda mais na frente de seus torcedores e diante de um grande rival. Porém, sem dúvidas, outro resultado ruim poderia fazer com que eles saíssem da zona de classificação direta para a Copa do Mundo, o que seria significativo, mesmo no início desta etapa do processo de qualificação.

Sendo assim, a expectativa é que Fernando Diniz promova mudanças no time titular que começará o jogo nesta terça-feira. Sobretudo porque Vini Junior, que sofreu uma lesão muscular na partida contra a Colômbia na última rodada, não estará à disposição do treinador. Apesar da mudança nos nomes, é esperado que Diniz mantenha a mesma formação que utilizou contra a Colômbia, de bastante ofensividade.

Provável escalação: Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Jesus, Rodrygo e Gabriel Martinelli.

Argentina

Messi se lamenta durante a derrota para o Uruguai na última rodada. Foto – Marcos Brindicci/Getty Images

 

Embora tenha sido derrotada pelo Uruguai na última rodada, a equipe de Lionel Scaloni continua no topo da classificação, dois pontos à frente do algoz da última rodada que ocupa a vice-liderança. Ainda há muito futebol a ser disputado antes do final da campanha de qualificação, mas a Argentina pode garantir a terceira derrota consecutiva ao Brasil na partida, colocando-se em boa situação e enfraquecendo ainda mais seus grandes rivais.

Scaloni não contou com nenhuma baixa por lesão, mas pode ser que a derrota para o Uruguai faça com que o treinador argentino faça mudanças na equipe. As principais possibilidades são a titularidade de Lautaro Martínez no lugar de Nico González, o que levaria Álvarez a atuar mais aberto que o habitual.

Provável escalação: Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Mac Allister e Fernández; Messi, Lautaro Martínez, Álvarez.

Retrospecto Brasil x Argentina

Brasil e Argentina já se enfrentaram em 108 ocasiões antes da partida desta terça-feira no Maracanã. A Canarinho saiu vencedora em 43 oportunidades enquanto a Albiceleste venceu 39 partidas. Ademais, são 26 empates entre as seleções que protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol sul-americano e mundial.

Em casa, o retrospecto brasileiro é ainda mais favorável tendo vencido 23 dos 41 jogos disputados. São apenas 11 derrotas e sete empates para a Canarinho jogando em solo nacional. No entanto, o último confronto entre as seleções no Maracanã terminou com a vitória da Argentina, por 1 a 0, com gol de Di Maria para confirmar o título da última edição da Copa América.

Onde assistir Brasil x Argentina

O clássico sul-americano pelas Eliminatórias será transmitido pelo SporTV (TV por assinatura) e pela Globo (TV aberta) para todo o Brasil.

Ficha técnica

  • Jogo: Brasil x Argentina
  • Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo – 6ª rodada
  • Estádio: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro, RJ
  • Horário: 21h30 (Horário de Brasília)

Arbitragem Brasil x Argentina

  • Árbitro: Piedro Maza (CHI)
  • Árbitros assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
  • Quarto árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)
  • VAR: Juan Lara (CHI)
  • AVAR: Edson Cisternas (CHI)
você pode gostar também