Pela 3ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, ocorre o confronto Brasil x Venezuela na Arena Pantanal nesta quinta-feira (12) às 21h30 (horário de Brasília). A Seleção Brasileira chega para a rodada das Eliminatórias na liderança da tabela com duas vitórias, com a Argentina na cola do Brasil também sendo a única seleção até aqui a conseguir duas vitórias nas duas primeiras rodadas. A Venezuela, por sua vez, está na 5ª posição, somando três pontos, conquistados na vitória sobre o Paraguai.
Brasil
A Seleção Brasileira tem sido hegemônica nas Eliminatórias há algum tempo e, sem dúvidas, o treinador interino Fernando Diniz quer dar continuidade à dominância no continente. Nas duas primeiras rodadas, que marcaram a estreia de Diniz no comando da seleção, as performances foram bastante positivas, apesar da grande dificuldade do brasileira em furar o bloqueio peruano.
Para esta nova convocação, o treinador fez algumas mudanças em relação à lista anterior e também precisou alterar sua lista inicial, ao sofrer quatro baixas por lesão: os laterais Vanderson, Caio Henrique e Renan Lodi, além do atacante Raphinha, precisaram ser cortados. Os substitutos são Yan Couto e Carlos Augusto (dois estreantes), Guilherme Arana e David Neres. Além disso, a convocação marca o retorno de Vinicius Junior.
Provável escalação do Brasil: Éderson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Vini Jr, Rodrygo e Richarlison.
Venezuela
A Venezuela entra para mais uma Eliminatória com a empolgação de, enfim, chegar a sua primeira disputa de Copa do Mundo. Com o aumento das vagas para representantes da CONMEBOL, o sonho venezuelano ganha contornos um pouco mais certos e, com certeza, serve de maior motivação para o time comandado por Fernando Batista, que assumiu o cargo em março deste ano.
A grande aposta da Venezuela é na força da dupla de ataque, formada por Josef Martínez e Salomón Rondón, que marcou o único gol da Vinotinto no torneio até aqui, de pênalti. Do outro lado do campo, a defesa venezuelana foi bastante sólida, sobretudo por conta do goleiro Rafael Romo, que fez oito defesas, o que representa 89% de aproveitamento, nas duas rodadas anteriores, sofrendo apenas um gol. Dos nomes convocados, quatro jogam no futebol brasileiro: Rincón e Soteldo, no Santos; Ferraresi no São Paulo e Rosales no Sport.
Provável escalação da Venezuela: Romo; González, Osorio, Ángel e Navarro; Sosa, Herrera, José Martínez e Soteldo; Josef Martínez e Rondón.
Retrospecto Brasil x Venezuela
Em 28 confrontos, o histórico aponta um favoritismo amplo para o Brasil, que tem 24 vitórias, contra apenas uma vitória da Venezuela, que venceu a Seleção Brasileira pela primeira e última vez em junho de 2008. Além disso, são três jogos terminados em empate entre as seleções na história. Mais ainda, são 96 gols do Brasil e apenas nove da Venezuela marcados nesses 28 jogos.
A maior vitória da Canarinho no confronto aconteceu em 1999, quando bateu a Venezuela por 7 a 0. Por sua vez, na sua única vitória sobre os brasileiros, a Vinotinto venceu pelo placar de 2 a 0. No geral, o confronto tende a ser de muitos gols, com as vitórias da Amarelinha por 6 a 0 e por 4 a 0 sendo os placares que mais se repetiram na história do confronto, ambos acontecendo em quatro oportunidades.
Onde assistir Brasil x Venezuela?
A partida das Eliminatórias será transmitida pela Globo (TV aberta) e pelo Sportv (TV por assinatura).
Ficha técnica
- Jogo: Brasil x Venezuela
- Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo – 3ª rodada
- Estádio: Arena Pantanal – Cuiabá, Mato Grosso
- Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem Brasil x Venezuela
- Árbitro: Kevin Ortega (PER)
- Assistente 1: Eduardo Cardozo (PER)
- Assistente 2: Milciades Saldivar (PER)
- VAR: Carlos Orbe (EQU)