Pela terceira vez na história, a Seleção de Senegal está na Copa do Mundo. A princípio, os senegaleses conseguiram a classificação após vitória nos pênaltis contra o Egito, com gol decisivo de Sadio Mané, astro do Liverpool.
LEIA TAMBÉM: Classificada pra Copa do Mundo, Argentina empilha recordes e invencibilidade
A saber, a fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, que acontece em novembro no Catar, já foi definida. A equipe do Senegal ficou no Grupo A, junto ao país-sede (Catar), Equador e Holanda.
Como funciona as Eliminatórias da Copa na África
Primeiramente, as eliminatórias da África ocorrem de modo diferente dos demais continentes. Ao todo, 5 seleções representam o continente africano no Mundial, e o sistema de classificação garante que as equipes mais potentes avancem para a Copa do Mundo.
A estrutura, anunciada pela FIFA em 2019, possui três fases:
- Primeira fase: 28 equipes (classificadas de 27 a 54) jogarão duas partidas, uma em casa e outra fora contra seu oponente. Os 14 vencedores irão avançar para a segunda fase.
- Segunda fase: 40 equipes (classificadas de 1 a 26 mais as 14 que passaram na fase anterior) serão divididas em 10 grupos de 4 seleções cada e jogarão partidas de ida e volta contra os adversários do seu grupo. Os primeiros colocados avançarão para a terceira fase.
- Terceira fase: As 10 equipes serão divididas em 5 chaves de 2 seleções que jogarão partidas de ida e volta. O vencedor de cada chave se classifica pra Copa do Mundo FIFA de 2022.
Por fim, as seleções africanas classificadas para o Mundial de 2022 são: Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões.
Retrospecto do Senegal em Copas do Mundo
A princípio, os Leões da Teranga participaram pela primeira vez da Copa do Mundo em 2002. Nesse ano, o Mundial foi disputado no Japão/Coreia do Sul. Mesmo sendo a primeira participação, a equipe senegalesa chegou longe no torneio: em 7º lugar, o Senegal chegou a vencer a França, que naquela época, era a atual campeã do mundo.
Depois disso, a Seleção Senegalesa ficou de fora de 3 edições de Copa, uma delas aconteceu no seu próprio continente, em 2010, na África. No entanto, apenas em 2018, os Leões da Teranga voltaram a disputar o Campeonato. Na última edição, Senegal não foi bem e acabou não se classificando para a 2ª fase do torneio, se despedindo da Copa ainda na fase de grupos.
Em 2022, a equipe de Mané e Mendy não é uma das favoritas. Porém, é possível dizer que Senegal deve surpreender no Catar. A saber, os Leões da Teranga conquistaram um feito inédito recentemente, com o triunfo da Copa Africana das Nações. Com isso, a expectativa é de que a equipe senegalesa chegue longe em novembro.
Principais jogadores
Como dito anteriormente, a nova geração do Senegal promete surpreender no fim do ano. Com isso, confira quem são os principais nomes da equipe africana:
Edouard Mendy (goleiro): “paredão” do Chelsea, o goleiro de 30 anos chegou a vencer a Champions League recentemente com o clube inglês. Para muitos, Mendy é o atual melhor goleiro do mundo.
Kalidou Koulibaly (zagueiro): Koulibaly tem 30 anos e atua pelo Napoli. Conhecido pela segurança e liderança que promove na zaga do clube italiano e na própria Seleção de Senegal.
Abdou Diallo (lateral esquerdo): com 26 anos, Diallo joga no Paris Saint-Germain. Apesar de ser reserva na equipe parisiense, o lateral já chegou a disputar mata-mata de Champions pelo PSG.
Idrissa Gueye (meia): o camisa 5 de Senegal tem 32 anos, e é parceiro de Diallo no PSG. Assim como seu companheiro de seleção, Gueye briga diretamente pela titularidade no clube francês.
Nampalys Mendy (volante): Mendy joga pelo Leicester, e com 29 anos, disputa a melhor liga de futebol do mundo. É um dos destaques do time inglês.
Cheikhou Kouyaté (volante): com 32 anos, o experiente Kouyaté atua no Crystal Palace, e forma a dupla de volância da Seleção de Senegal.
Sadio Mané (atacante): o grande astro do time senegalense, Mané é titular absoluto do Liverpool. Com 30 anos, o ponta esquerda já tem títulos como Champions League e Premier League na sua carreira. Na caminhada para a Copa do Mundo de 2022, Mané foi fundamental com gol decisivo.