Nesta segunda-feira (6), Fernando Diniz, campeão da Libertadores com o Fluminense no sábado, vestiu a camisa da comissão técnica da seleção brasileira para convocar os jogadores que defenderão o Brasil nas partidas contra Colômbia e Argentina, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Entre os novos nomes que foram convocados está o do jovem atacante Endrick, que aos 17 anos e três meses é o jogador mais jovem a ser convocado desde Ronaldo, em 1993.
Desde a base sua carreira é observada com grande expectativa, já que o atleta do Palmeiras foi campeão de tudo, nas mais diversas categorias. Ao todo foram 161 gols em 188 partidas, que se tornam 86 gols em 121 jogos contabilizando apenas os oficiais. Mesmo após subir para o time profissional em 2022, a falta de sequência acabou desfavorecendo o jogador, que por várias vezes foi alvo de questionamentos sobre a sua qualidade técnica, principalmente diante da negociação milionária feita com o Real Madrid, que chega a 72 milhões de euros.
Com mais espaço na temporada de 2023, o jogador passou a ser peça chave no ataque alviverde, chamando a responsabilidade inclusive em grandes jogos, como por exemplo contra o Boca Juniors, na Semifinal da Libertadores 2023. Apesar da eliminação, a entrada do jogador trouxe vigor à equipe e fez a diferença principalmente nos minutos finais.
Porém, os últimos quatro jogos foram os que mais chamaram atenção: além de ser protagonista da virada heróica do Palmeiras sobre o Botafogo na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, Endrick também fez o gol da vitória do Verdão sobre o Athletico-PR no sábado, o que fez com que o time chegasse aos mesmos 59 pontos do líder Botafogo.
Na temporada, o atacante marcou 8 gols em 25 partidas e a convocação para a seleção brasileira foi feita como prêmio e visão de futuro, como explicou o técnico Fernando Diniz:
– É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair – explicou Diniz.
Lista dos convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
- Meio-Campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)