Neste domingo, a Seleção Brasileira Sub-20 faz sua estreia na Copa do Mundo da categoria. Campeão invicto do Sul-Americano Sub-20, o Brasil enfrenta a Itália na primeira rodada do Grupo D buscando dar sequência à boa fase e dar o primeiro passo com o pé direito no Mundial.
Além de Brasil e Itália, estão no Grupo D República Dominicana e Nigéria o que, para muitos, constitui o grupo da morte da atual edição da Copa do Mundo Sub-20.
Itália
A Itália, comandada por Carmine Nunziata, está na sua terceira aparição consecutiva na Copa do Mundo Sub-20. Os italianos conquistaram a vaga no Mundial por chegarem na semifinal da última edição da Euro Sub-19 em 2022. Nesse sentido, grande parte do elenco é remanescente da boa campanha na competição continental do último ano.
A convocação da Azzurri traz uma boa combinação entre defesa e ataque, assim como tem algumas surpresas como os atacantes Francesco Poi Esposito e Simone Pafundi, de 17 anos, que poderiam estar jogando em categorias de idade mais baixas. Mais ainda, a Itália chega para sua estreia no Mundial sustentando uma sequência de seis jogos de invencibilidade.
Provável escalação da Itália: Zacchi; Zanotti, Guarino, Ghilardi e Giovane; Prati, Degli Innocenti e Casadei; Baldanzi; Montevago e Ambrosino.
Brasil
Mesmo com alguns clubes barrando a liberação de alguns de seus jogadores como foi o caso de Vitor Roque e Endrick, Ramon Menezes convocou um grupo forte, tendo como base o grupo que conquistou o Sul-Americano Sub-20 no início de 2023. Algumas novidades da convocação para o Mundial, no entanto, fizeram parte do ciclo e não são nomes desconhecidos – nem para os companheiros de equipe, nem para a comissão técnica.
Como seu adversário neste domingo, os brasileiros chegam sustentando uma ótima sequência de resultados: são 12 jogos desde a última derrota, sendo nove vitórias e três empates. De volta à disputa da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2015, quando terminou com o vice-campeonato, o Brasil vem embalado e em busca do hexacampeonato mundial sub-20 na casa dos seus maiores rivais.
Provável escalação do Brasil: Arthur, Jean, Robert Renan e Kaiki Bruno; Andrey Santos, Marlon Gomes e Matheus Martins; Giovani, Marcos Leonardo e Guilherme Biro.
Retrospecto Itália x Brasil
As seleções sub-20 italiana e brasileira já se enfrentaram três vezes anteriormente, todas sendo confrontos válidos pela fase de grupos do Mundial, e o retrospecto é favorável ao Brasil.
Nas edições da Copa do Mundo de 1977 e 1981, a Seleção Brasileira levou a melhor vencendo por 2 a 0 e 1 a 0 respectivamente. No entanto, no Mundial Sub-20 de 1987, a Itália levou a melhor, vencendo os brasileiros por 1 a 0.
Onde assistir Itália x Brasil
A estreia do Brasil no Mundial Sub-20 terá transmissão do SporTV (TV por assinatura) e pela CazeTV (na Twitch e no Youtube).
Ficha técnica
Jogo: Itália x Brasil
Data: 21 de maio de 2023
Competição: Copa do Mundo Sub-20 – fase de grupos (1ª rodada)
Local: Estádio Malvinas Argentinas – Mendoza, Argentina
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Klein