Mesmo com contrato até 2024, não é certeza que Fernando Santos siga no comando da Seleção de Portugal. A eliminação portuguesa diante do Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo acendeu ainda mais as discussões sobre a permanência (ou demissão) de Santos no cargo.
Desse modo, nomes começaram a surgir como possíveis substitutos para o treinador de 68 anos, e o nome de José Mourinho aparece como o principal para comandar a Seleção Portuguesa.
Segundo a Gazzetta dello Sport, a Federação Portuguesa de Futebol entrou em contato com Mourinho, apresentando uma oferta que daria a possibilidade do treinador seguir na Roma e, ao mesmo tempo, comandar Portugal.
Ainda segundo o jornal italiano, parece que Mourinho está bastante intrigado com a oportunidade de combinar as responsabilidades de treinador no clube e no país. No entanto, tudo isso dependeria, também, da concordância de Dan Friedkin, proprietário e presidente da Roma.
O presidente do clube italiano estaria disposto a permitir Mourinho aceitar o cargo na Seleção Portuguesa, ainda mais com o treinador tendo contrato com a Roma até 2024 – e não parece que o Special One quer sair da capital italiana no momento. Caso contrário, a Federação Portuguesa pode tentar negociar o pagamento da multa rescisória de Mourinho para levá-lo à Seleção.