Conheça os maiores artilheiros da seleção do Japão

Com a proximidade da Copa do Mundo, está na hora de conhecer os maiores artilheiros da seleção japonesa

A história do Japão em mundiais é recente (são apenas seis edições disputadas já incluindo a de 2022) assim como a profissionalização do esporte. Por outro lado, a bola rola nos gramados nipônicos faz tempo e se hoje alguns jogadores já ganham holofotes pelo mundo, outras lendas deixaram suas marcas pelos Samurais Azuis
Confira abaixo os maiores artilheiros da história da seleção japonesa, que mistura alguns nomes bem conhecidos com outros ainda sem o mesmo conhecimento do grande público.

Kunishige Kamamoto

Artilheiro em ação: Kamamoto, o Samurai mais goleador de toda história da seleção. (Foto: reprodução de internet)

 

O maior artilheiro da seleção japonesa com uma marca impressionante é Kunishige Kamamoto. O ex-jogador não chegou a jogar no futebol japonês na sua era profissional, mas ainda assim possui números impressionantes, tanto pelo seu clube quanto pela seleção dos Samurais Azuis. Pelo Yanmar Diesel (futuro Cerezo Osaka), foram 202 gols em 252 jogos, mas a marca pelo seu país foi ainda mais expressiva, com 75 gols em 75 jogos. Em sua goleadora carreira, além de gols Kamamoto, empilhou títulos com quatro ligas locais (a JSL), três Copas do Imperador e três Copas da Liga.

Curiosidade: no seu jogo de despedida, Kamamoto teve a presença de Pelé ao seu lado por alguns minutos.

Kazuyoshi Miura

Kazu ainda jovem demonstrando seu potencial pelos Samurais Azuis. (Foto: KYODO)

 

Carinhosamente conhecido como “Kazu”, um dos japoneses mais brasileiros (devido a sua passagem por clubes como Santos, Palmeiras, Coritiba, CRB, Santos, Matsubara e XV de Jaú) da história é o segundo maior goleador de sua seleção, com 55 gols em 98 jogos, desde sua primeira aparição em 1990. Da década de 90 aos anos 2000, Miura presenciou de perto todo processo de profissionalização e amadurecimento do futebol nipônico fazendo parte da seleção que venceu a Copa da Ásia em 1992 e quase disputou a Copa do Mundo de 1998 (sendo cortado ainda que na época era um dos principais nomes da seleção local), a primeira que o Japão viria a disputar em toda sua história.

Curiosidade: Atualmente com 55 anos, Kazu segue em atividade e é jogador do Suzuka Point Getters, da quarta divisão japonesa.

Shinji Okazaki

 

 

Campeão com o Leicester e carreira de respeito na Bundesliga, Shinji Okazaki fecha o top 3 de goleadores do Japão. (Foto: reprodução de internet)

Na “era moderna”, o maior artilheiro dos nipônicos é Shinji Okazaki. Com 50 gols em 116 jogos, o atacante ocupa o terceiro lugar no geral e acumula um histórico positivo com os Samurais Azuis: são três Copas do Mundo disputadas (2010, 2014 e 2018) além do título da Copa da Ásia de 2011.

Curiosidade: no único e surpreendente título de Premier League do Leicester City (temporada 2015/16), Okazaki foi parte importante da equipe dos Foxes, tendo disputado 114 partidas pela equipe inglesa.

 

Hiromi Hara

Hiromi Hara, um dos mais importantes atacantes japoneses. (Foto: reprodução de internet)

 

Já fora do “pódio” mas não menos importante, o quarto maior artilheiro do Japão é Hiromi Hara. Com 38 gols marcados em 76 partidas, o ex-jogador, assim como Kamamoto, não chegou a jogar na era profissional do Japão (atuou no Mitsubishi Motors, que viria a ser o Urawa Reds Diamonds) e tampouco jogou Copas do Mundo.

Curiosidade: passou pelo Urawa Reds como jogador (antes da profissionalização) e também como treinador, quando comandou o clube entre 1998 a 1999.

 

Keisuke Honda

Keisuke Honda comemorando um de seus tentos. O meia é considerado por muitos o melhor jogador japonês da história. (Foto: Getty Images)

 

Um dos mais badalados jogadores asiáticos da história e para muitos o mais habilidoso jogador do Japão, Keisuke Honda fecha o top 5 como um dos maiores artilheiros de seu país: único dos cinco maiores que não é atacante de origem, Keisuke marcou 37 gols em 98 partidas.
Fazendo sua estreia na seleção principal em 2008, Honda disputou três mundiais de seleções (2010, 2014 e 2018) e venceu uma Copa da Ásia (em 2011) pelos Samurais Azuis. O adendo para imponente carreira do meia pelo Japão é o fato de ser o maior artilheiro de seu país em Copas do Mundo, com quatro gols marcados.

Curiosidade: Keisuke Honda já jogou no Brasil (no Botafogo) e ocupa o cargo de treinador da seleção do Camboja desde 2018.

você pode gostar também