A atual campeã mundial, a seleção da Argentina tem como destaque um time coletivo e recheado de talentos individuais, como é o caso do grande goleiro Emiliano Dibu Martínez, que tem se destacado com a camisa albiceleste e do Aston Villa, seu clube no futebol europeu.
Com isso, vamos relembrar alguns nomes que marcaram época no gol da Argentina nos últimos anos, nesse período de renovação e seca de títulos.
1. Emiliano ‘Dibu’ Martínez
Começando com a lenda dessa nova geração, Dibu tem feito história com a camisa albiceleste, sendo um dos líderes e principais nomes nas conquistas da Copa América de 2021, Finalíssima de 2022 e Copa do Mundo de 2022, sendo decisivo e essencial nas disputas de pênaltis diante Colômbia, Holanda e França, na grande decisão mundial.
Além disso, o goleiro fez grandes defesas, como no histórico lance diante Kolo Muani, na final da Copa contra a França.
Dibu começou como reserva da seleção, assim como no Arsenal. Porém, focado em ser destaque, mudou para o Aston Villa e rapidamente se tornou titular e principal nome na meta argentina.
2. Willy Caballero
Com passagens marcantes pelo futebol inglês, Caballero foi o titular no ciclo pré-Copa do Mundo em 2018 e titular no gol durante a Copa, mas perdeu espaço após uma falha diante a Croácia, que custou a liderança na fase de grupos daquela edição.
3. Franco Armani
Ídolo e titular do River Plate histórico de Marcelo Gallardo, Armani se tornou titular após a Copa de 2022 e é figurinha constante nas convocações para a seleção, além de ter sido o goleiro imediato para substituir Emi atualmente.
4. Sergio Romero
Atualmente goleiro titular do Boca Juniors, Romero teve passagens de sucesso pela Europa, atuando no Manchester United e Mônaco. O camisa 1 foi titular da Argentina durante muitos anos, sendo o guardião do gol albiceleste nas Copas de 2010 e 2014, e nas Copas América de 2015 e 2016, quando foi vice campeão dos torneios.
5. Roberto ‘Pato’ Abbondanzieri
6. Pablo Óscar Cavallero
Antes de Pato Abbondanzieri, o nome da meta era Pablo Cavallero, que foi titular da Argentina na Copa de 2002, quando a equipe de El Loco Bielsa caiu na fase de grupos do torneio que acabou com vitória brasileira.
7.Germán Burgos
8. Carlos Roa
Ídolo do Mallorca e de clubes na Argentina, o goleiro fez história e foi titular da Argentina na Copa de 1998.
Não levou gol nos jogos da fase de grupos, e se tornado herói da Albiceleste na decisão de pênaltis com a Inglaterra, defendendo as cobranças de Paul Ince e David Batty. O goleiro, no entanto, não evitou o revés para a Holanda por 2 a 1, com um belo gol de Dennis Bergkamp. A outra competição que Roa disputou com a Seleção Argentina foi a Copa América de 1997
9. Sergio Javier Goycochea
Talvez o maior e melhor nome da lista, o lendário Sergio Goycochea foi titular da Seleção Argentina no último título pré-2021, em 1993 na Copa América, além de ser o goleiro na campanha do vice da Copa de 1990 e da Copa de 1994.
Ídolo de todo o povo argentino, Goycochea é lembrado também pelo título da Copa América de 1991 e a Copa das Confederações de 92, além também de sua história no River Plate, onde conquistou tudo possível pelo clube argentino. É considerado um dos melhores da história do país e do futebol.
10. Nery Pumpido
Fechando a nossa lista, temos Nery Pumpido, o lendário goleiro na campanha do título da Copa do Mundo de 1986, conquistada sob liderança de Maradona. O goleirão fez história com grandes defesas no torneio e foi importante na campanha do bicampeonato mundial.
Nery ainda fez história no River Plate, assim como Goycochea, e conquistou tudo pelo clube argentino, além de ser bicampeão da Libertadores, tendo conquistado o título pelo clube de Buenos Aires e pelo Olímpia, do Paraguai em 2002.