A Seleção Brasileira para a Copa do Mundo terá como uniforme 2 uma camisa vermelha e preta, substituindo o tradicional uniforme azul. O site Footy headlines confirmou que o uniforme 2 da Seleção Brasileira será da cor vermelha com um tom mais desbotado e com listras pretas que se assemelham a manchas. A camisa terá colaboração com o ex atleta de basquete Michael Jordan, com isso não terá o classico swoosh da Nike e sim o logo do Jordan.

A repercução desse anúncio tem sido bastante negativa, entre os torcedores, jornalistas e comentaristas esportivos de todo o país. Galvão Bueno, em seu programa na TV Bandeirantes, afirmou que o lançamento da camisa vermelha “será um crime contra a história da Seleção Brasilera”. As discussões em relação a esse tema tem sido muito forte, levando até para o lado político, pois em 2026 além da Copa do Mundo também será ano de eleição.
MOTIVO DA COR VERMELHA:
O motivo explicado para a cor da nova camisa ser vermelha vem do Pau Brasil, árvore que originou o nome do nosso país Brasil. O miolo do Pau Brasil era extraído pelos portugueses para tingir tecidos e roupas, pois a cor desse miolo era vermelho. Com isso, baseando se na história do nosso país, veio a ideia da cor do uniforme 2 da Seleção Brasileira ser vermelho.
A SELEÇÃO JÁ USOU VERMELHO ANTES:
A Seleção Brasileira já jogou de vermelho em 1917 (ano sugestivo). O uniforme vermelho foi usado no sulamericano, contra a seleção do Chile e contra a seleção da Argentina, que usavam uniforme branco na época. 20 anos depois, perdeu no sorteio e voltou a usar vermelho em um jogo contra a seleção do Peru, mas dessa vez com o uniforme do time argentino Independiente.

IDEIAS DE UNIFORME:
A principio o uniforme 2 da seleção será predominante vermelho com listras pretas. As listras pretas serão parecidas com manchas. Aqui está uma das ideias que estão circulando pela internet:

Além da camisa vermelha, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também mudará o tom do amarelo do uniforme príncipal. O tradicional ‘amarelo canário’ ganhará uma tonalidade “mais suave” em relação aos últimos uiformes lançados.
Além disso, o uniforme contará com duas cores secundárias, sendo elas o verde-menta e o geodo verde-azulado. Segundo o portal Foot headlines, o intuito será adicionar um “toque contemporâneo sutil ao design geral”.
