O Brasil viaja para enfrentar o Uruguai pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. O confronto acontece nesta terça-feira (17) às 21h (horário de Brasília) no Estádio Centenário, na capital uruguaia.
Com o frustrante empate com a Venezuela, a seleção brasileira caiu para a segunda posição da classificação das Eliminatórias, somando sete pontos até aqui. A seleção uruguaia também vem de empate na última rodada, com a Colômbia, e está em quarto lugar na tabela, tendo quatro pontos somados nas primeiras três rodadas.
Uruguai
O Uruguai de Marcelo Bielsa ainda não deslanchou, no entanto, fez jogos duros até aqui nas Eliminatórias e, jogando em casa, pode causar muitos incômodos à seleção brasileira. Até aqui a seleção uruguaia tem quatro pontos (uma vitória, uma derrota e um empate) com seis gols marcados e cinco sofridos. Sendo assim, o Uruguai tem o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do Brasil, mas também tem a segunda pior defesa das Eliminatórias.
Apesar das ausências de Edinson Cavani e Luis Suárez, o Uruguai conta com Darwin Núñez no comando de ataque e com Nicolas De La Cruz, artilheiro das Eliminatórias até aqui, como grande força criativa. Junto de De La Cruz, no meio campo, estão Manuel Ugarte e Federico Valverde, que garantem bastante intensidade à Celeste dos dois lados do campo, sendo chave para o funcionamento da equipe. A batalha no meio campo entre brasileiros e uruguaios promete e pode fazer diferença em um confronto que, no papel, tem tudo para ser bastante duro para ambos os lados. Além disso, Bielsa não tem desfalques para a partida, tendo boas opções no banco de reservas, caso necessário.
Provável escalação: Rochet; Nández, Araújo, Viña e Piquerez; Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri (Canobbio ou Rodríguez), Darwin Núñez e Maxi Araújo.
Brasil
Depois da vitória maiúscula contra a Bolívia na rodada de abertura das Eliminatórias, o Brasil teve dificuldades nos embates contra Peru e Venezuela. Contra a seleção peruana, Marquinhos foi oportunista para marcar após escanteio de Neymar no último minuto do tempo regulamentar da partida e garantir a vitória brasileira. Em jogada parecida, o Brasil abriu o placar contra a Venezuela na última rodada, com Gabriel Magalhães marcando o gol após escanteio batido pelo camisa 10 da Canarinho, aos cinco minutos do segundo tempo. Porém, a seleção brasileira não foi objetiva, cedeu espaços, e sofreu o empate com um golaço de bicicleta aos 40 do segundo tempo.
Além de mais uma performance medíocre e do frustrante empate, o treinador interino Fernando Diniz ainda ganhou mais um desfalque para a partida contra o Uruguai, o zagueiro Nino, que também é comandado pelo técnico no Fluminense. O zagueiro Adryelson do Botafogo foi convocado para substituí-lo, mas a expectativa é que os zagueiros que começaram a partida contra a Venezuela sejam mantidos como titulares.
Dentre as mudanças esperadas para a partida desta terça-feira estão a entrada de Gabriel Jesus no lugar de Richarlisson no comando do ataque e Carlos Augusto começando na lateral esquerda. Yan Couto, que entrou no lugar de Danilo, que precisou ser substituído por lesão, deve começar como titular na lateral direita.
Provável escalação: Ederson; Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Rodrygo, Neymar e Vinicius Junior; Gabriel Jesus.
Retrospecto Uruguai x Brasil
O histórico do confronto aponta para a vantagem brasileira em jogos contra a seleção uruguaia. Em 78 jogos, a Canarinho soma 49 vitórias, perdendo apenas 20 vezes para a Celeste. Além disso, são 20 empates entre as históricas seleções sul-americanas. Em termos de gols marcados, são 142 a favor do Brasil contra 98 do Uruguai.
O último encontro entre as seleções que, entre si, somam sete títulos mundiais aconteceu nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Na Arena da Amazônia, o Brasil venceu a seleção uruguaia pelo placar de 4 a 1. Neymar, Raphinha (2) e Gabigol marcaram os gols brasileiros enquanto Luis Suárez marcou o gol de honra uruguaio.
Onde assistir Uruguai x Brasil?
A partida das Eliminatórias será transmitida pela Globo (TV aberta) e pelo Sportv (TV por assinatura).
Ficha técnica
- Jogo: Uruguai x Brasil
- Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo – 4ª rodada
- Estádio: Estádio Centenário – Montevidéu, Uruguai
- Horário: 21h (Horário de Brasília)
Arbitragem Uruguai x Brasil
- Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
- Assistente 1: Alberto Ponte (VEN)
- Assistente 2: Antoni García (VEN)
- VAR: Juan Soto (VEN)