Athletico-PR x Santos acontece neste domingo (03), em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida será na Ligga Arena – a Arena da Baixada ou ainda, Estádio Joaquim Américo Guimarães -, em Curitiba, Paraná, às 18h30. O Athletico-PR vem de uma sequência de resultados relativamente ruins, sendo eles 4 empates seguido no Campeonato Brasileiro 2023, contra três adversários brigando contra o rebaixamento – Bahia, Cruzeiro e Vasco – e com atuações bastante questionáveis, também. Querendo ou não, esses resultados desfavoráveis, muitos dentro de casa, carimbaram a ausência do CAP no G6, ou seja, não jogará a Libertadores ano que vem, se contendo ‘apenas’ com a Copa Sul-Americana.
Já o Santos vem de uma sofrível derrota – depois de uma invencibilidade de 7 jogos – fora de casa contra o atual campeão da Libertadores, Fluminense, em uma noite de excelência e de perfeita demonstração do ‘Dinizismo’. O Peixão foi engolido na derrota por 3×0 no Maracanã, tendo, além de méritos do Fluzão, há muito demérito do Alvinegro Praiano que não conseguiu ver a cor da bola e pode se complicar na briga pelo rebaixamento. Ao contrário do Furacão, o Peixe tem muito pelo que brigar ainda.
Athletico-PR
A fase do Furacão não é das melhores, principalmente quando o assunto é bola no pé e futebol jogado, não demonstrando atuações espetaculares e deixando muito a desejar dentro de casa, principalmente contra times lutando contra o fantasma do rebaixamento, em especial Vasco e Santos. Sem ideias espetaculares e criativas, o CAP tem dificuldades de convertes posse de bola, passes e cruzamentos em gols, principalmente pela ausência do seu melhor jogador, Vitor Roque – jovem decisivo que está com passagem carimbada para o Barcelona no ano que vem -, que estava fora dos gramados tratando de sua primeira lesão na carreira.
O jovem atleta de 18 anos fez muita falta para o time paranaense, mas agora está de volta para esse finalzinho de Brasileirão e, inclusive, foi importante no último confronto do CAP contra o Cruzeiro, no Mineirão, em que o Vitor Roque abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo, mas o Athletico-PR não foi capaz de manter a vantagem.
O Furacão acumula 53 pontos em 36 jogos, com 13 vitórias, 14 empates e 9 derrotas, resultados que lhe concedem a oitava posição, atrás do Fluminense – que caso estivesse no G6, viraria G7 devido a vaga obtida por ter sido campeão da Libertadores – com 56, e do RB Bragantino, com 59 pontos. Faltando apenas 2 jogos, o CAP no máximo empataria em pontos com Massa Bruta – caso ele perdesse os dois jogos que faltam -, mas ficariam atrás no primeiro critério de desempate (vitórias). Ou seja, estão oficialmente fora do G6.
Para o plantel do Furacão, o treinador interino Wesley Carvalho não contará com problemas para escalar a sua equipe da forma que quiser e, provavelmente, repetirá a formação 3-4-2-1 que utilizou na última partida no empate fora de casa com o Cruzeiro. Por via das dúvidas, o Vitor Roque ainda começara no banco de reservas, com o Willian Bigode ocupando a titularidade por aquela zona de ataque.
O provável time do Athletico-PR deve ter: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Matheus Felipe; Erick, Fernandinho, Cuello e Christian; Vitor Bueno e Zapelli; Willian Bigode. Técnico: Wesley Carvalho.
Santos
O Peixão não tem conseguido realizar atuações de luxo dentro das 4 linhas, porém tem conseguido obter pontos valiosos nessa reta final de Brasileirão, estando muito próximo do seu objetivo, que é espantar o fantasma do rebaixamento. Estatísticos estimam que a linha de corte do Z4 esse ano será, provavelmente, 44 pontos, ou seja, 1 a mais que o Santos já possui.
Jogando mal ou jogando bem, o Santos não pode se dar ao luxo de entregar uma vitória de bandeja para qualquer adversário que for, seja para o líder, seja num clássico, seja para o lanterna ou nesse Athletico-PR x Santos. E isso tem sido demonstrado pelo elenco, que rodada após rodada, mostra sua garra e gana de lutar em prol do bem comum que é o Peixão, para que ele possa escapar do rebaixamento. É nítido, entretanto, que muita das vezes o Santos joga um futebol muito carente, com ausências de criatividade e armações eficientes, ou até mesmo vazamentos defensivos, até porque se não fosse assim, não estaria na situação que está.
A última partida contra o Fluminense foi um massacre tricolor pra cima do Santos, que não viu a cor da bola e teve uma atuação individual muito abaixo do que se esperava. O time que entrou em campo era um time fadado ao rebaixamento. Após o empate com o Botafogo no Engenhão – que já não havia sido um grande resultado -, parecia que o Peixão já estava mais do que encaminhado a permanecer na Série A, mas não é o que acontece. O Peixe, mais do que nunca, precisa vencer esse adversário duríssimo fora de casa. A boa notícia é que o Furacão não briga por mais nada.
Para o plantel do Peixão, o treinador Marcelo Fernandes terá dois atletas importantes ainda em dúvidas, que estão em fase final de recuperação de lesões, mas já treinaram com o elenco principal, são eles o zagueiro João Basso – que ganhou muito espaço com o técnico Marcelo Fernandes – e o volante venezuelano Tomás Rincon, que era peça crucial nesse meio campo do Santos. Já sobre os retornos, o Peixe terá boas notícias, que são a volta dos meias Nonato e Lucas Lima, que vinham constantemente sendo titular – ou alternando entre eles a posição de 10 de criação.
Uma possível novidade é a titularidade do argentino Julio Furch, o herói das viradas, que carimbou muitos ‘3 pontos’ pro Peixão já adentrando os acréscimos na partida. O jogador pode pegar a vaga do jovem atacante Marcos Leonardo, que foi fundamental pro Peixão, mas está numa reta decrescente nessas últimas rodadas de Brasileirão, talvez até pela ausência de um descanso forçado.
Uma notícia animadora para os torcedores e esperançosa para os jogadores, é que o Peixão pode se salvar do rebaixamento, oficialmente, ainda neste jogo de domingo. Óbvio, em caso de 3 pontos, o Santos irá a 46 (5 a mais que o primeiro do Z4, Bahia) e terá que torcer pela derrota do Bahia contra o Galo, e pela derrota do Vasco contra o Grêmio – na despedida de Luisito Suaréz. Athletico-PR x Santos será um jogão.
O provável time do Santos deve ter: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Tomás Rincón, Jean Lucas e Nonato; Soteldo e Julio Furch. Técnico: Marcelo Fernandes.
Retrospecto Athletico-PR x Santos
Athletico-PR x Santos já aconteceu, oficialmente, sessenta e duas vezes em toda história, com larga vantagem para o Alvinegro Praiano, que possui 29 vitórias, enquanto o clube de Curitiba leva a pior com 18 vitórias nesse confronto. 15 empates marcam esse duelo entre os adversários interestaduais.
Onde assistir Athletico-PR x Santos
A partida entre Athletico-PR x Santos terá transmissão ao vivo e oficial do TNT e da CazeTV.
Ficha técnica
- Athletico-PR x Santos
- Competição: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 Série A
- Estádio: Ligga Arena (Arena da Baixada)
- Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
- Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- Árbitro VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)