Preloader
Pular para o conteúdo

Cruzeiro vence Flamengo por 2×1 e quebra tabu de 10 anos

O Cruzeiro, na noite deste domingo(04), venceu o Flamengo por 2×1, em partida válida pela sétima rodada da série A do Campeonato Brasileiro 2025. Com esse reseultado, o Cruzeiro quebrou um tabu de 10 anos sem conseguir vencer o Flamengo no Brasileirão. A última vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro havia sido no dia 3 de junho de 2015, também no estádio Mineirão. Desde então, foram 13 confrontos pela competição, com 11 derrotas e dois empates para o time celeste. O Flamengo com essa derrota, não só perdeu a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, mas também assumiu a segunda colocação na tabela, perdendo a liderança para o Palmeiras. Já o Cruzeiro, mesmo com a vitória em casa, se mantém na quarta colocação da tabela do campeonato.

Gabigol comemorando gol. Foto: Gustavo Aleixo.

Primeiro Tempo

O técnico Filipe Luis repetiu a mesma escalação que ganhou com sobra a equipe do Corinthians na última rodada. Cruzeiro também foi com força máxima para este duelo. Leonardo Jardim manteve a sua decisão de manter Gabigol no banco, mesmo com a boa atuação do atacante no jogo contra o Vila Nova pela Copa do Brasil.

Os primeiros minutos foram de posse para o Flamengo, buscando ficar mais com a bola, Flamengo troca passes na sua defesa, cadenciando mais o jogo. Já o Cruzeiro, jogando mais na pressão, focando em marcar os meias do Flamengo, na tentaiva de anular as criações de jogadas e conseguir sair rápido no contra-ataque.

Aos 15 minutos, Lucas Romero intercepta a bola de Nicolás De La Cruz e ja aciona Kaio Jorge para o contra-ataque, que foi para dentro dos zagueiros até a entrada da área e acertou um bom chute no fundo do gol: 1×0 para o Cruzeiro.

Mesmo sofrendo gol logo no início do primeiro tempo, o Rubro-Negro não mudou seu estilo de jogo e continuou com o domínio, somando uma posse de bola de 63% contra 37% da equipe celeste. Cruzeiro também manteve a alta intensidade na intermediária, pressionando muito, enquanto o Rubro-Negro tenta fechar os espaços. Flamengo cria algumas chances, acionando o goleiro Cássio que faz ótimas defesas. Cruzeiro támbem cria boas chances na primeira etapa, quase ampliando o placar com bola na trave novamente do Kaio Jorge.

Aos 44 minutos, Everton Cebolinha manda a bola na área, Gerson dominou e ajeitou atrás com Arrascaeta na meia-lua, e o uruguaio acerta um chutaço no ângulo esquerdo de Cássio. Uma pintura do camisa 10 para empatar o jogo para o Flamengo: 1×1

Segundo Tempo

Segundo tempo começou com uma alta intensidade da equipe do Cruzeiro, criando chances e fazendo o goleiro Rossi fazer boas defesas. Com 9 minutos, o atleta Éverton Cebolinha saiu para a entrada do Bruno Henrique. Já o Cruzeiro, seguiu sem mudanças.

O time celeste foi para a segunda etapa valorizando um pouco mais a posse de bola e criando mais chances perigosas do que o time carioca, mas o Rubro-Negro ainda seguiu com a porcentagem maior da posse, somando 55% contra 45%. Com 22 minutos, Flamengo fez mais uma mudança, saindo Pedro, para a entrada do Michael.

Dos 20 aos 40 minutos da segunda etapa, foram de domínio e pressão intença do Cruzeiro, criando ótimas chances de voltar a frente do placar. A chance mais perigosa do Flamengo na segunda etapa foi aos 41 minutos, com uma cabeçada perigosa do Bruno Henrique, acertando o canto esquerdo e fazendo o goleiro Cássio buscar uma ótima defesa. Com 37 minutos, a equipe Rubro-Negra fez três substituições. Varela no lugar do Wesley, Luiz Araújo no lugar do Gerson e Juninho no lugar do Arrascaeta. O Cruzeiro fez suas primeiras mudanças aos 43 minutos. Saindo Wanderson para a entrada de Eduardo, Matheus Pereira para a entrada de Gabigol e aos 48 sai Kaio Jorge para a entrada de Bolasie.

Aos 49 minutos, cruzeiro tenta uma chegada na área, onde Eduardo tenta dominar e o zagueiro Léo Pereira acerta o camisa 21 e o árbitro Wilton Pereira Sampaio aponta na marca da cal. Aos 52 minutos da segunda etapa, Gabriel foi para a cobrança do penal, batendo no canto direito do goleiro Rossi. O goleiro consegue a defesa, mas no rebote, o camisa 9 consegue mandar para o fundo do gol. A raposa volta a ficar na frente do placar nos instantes finais: 2×1 Cruzeiro.

Melhor da partida

  • Kaio Jorge foi eleito como melhor em campo.

Ficha técnica

  • Cruzeiro 2×1 Flamengo 7ª rodada — Campeonato Brasileiro

  • Data e horário: domingo, 4 de maio de 2025, às 18h30 (de Brasília);

  • Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG);

  • Gols: Kaio Jorge, 14′/1°T (1-0), Arrascaeta, 43′/1°T (1-1), Gabigol, 51′/2°T (2-1)

  • Cartões amarelos: Lucas Romero, Christian, Lucas Silva e Villalba (CRU); De la Cruz e Léo Pereira (FLA)

  • Ecalação Cruzeiro: (Técnico: Leonardo Jardim)Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Gabigol) e Kaio Jorge (Bolasie).

  • Escalação Flamengo: (Técnico: Filipe Luís)Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta (Juninho); Gerson (Luiz Araújo), Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Michael).

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio

  • Assistentes: Bruno Raphael Pires e Maíra Mastella Moreira

Próximos compromissos

O Cruzeiro e o Flamengo voltam a jogar no meio da semana. O Flamengo jogará na Argentina, contra o Central Córdoba, pela Libertadores na quarta-feira(07). O Cruzeiro também jogará na quarta-feira(07), mas será pela Sulamericana, no Equador contra o Mushuc Runa.