Vindo de uma eliminação sofrida na Copa da Alemanha, o Borussia Dortmund volta a jogar no Signal Iduna Park após 3 jogos sendo o visitante, e em jogo de muitos gols, o Leipzig vence por 3 a 2 neste sábado (9) e leva os 3 pontos para casa. O time da casa sofreu 66 finalizações nos últimos 3 jogos (contando com o de hoje) e ainda teve que se manter sem Mats Hummels, que foi expulso aos 11 minutos de jogo. O Leipzig se consolida na quarta colocação da Bundesliga e o Borussia agora está 4 pontos da zona de classificação para a Champions League.
Foto: Instagram – @bvb09
Primeiro Tempo
o jogo começou morno e com muito equilíbrio, os times não conseguiram finalizar nos primeiros 10 minutos de jogo. A primeira emoção veio aos 11 minutos, Openda saiu na cara do goleiro Kobel, mas Hummels chega por trás e efetua um carrinho no atacante, resultando em uma marcação de pênalti e cartão amarelo para o zagueiro. O juiz recebeu um chamado da equipe do VAR e a a decisão foi mudada, a falta ocorreu fora da área e Hummels recebeu o cartão vermelho, deixando o time com 1 a menos. A falta não resultou em nada, mas o Leipzig aproveitou a vantagem numérica e pressionou muito o Borussia nos minutos seguintes.
A pressão resultou em um escanteio aos 31 minutos, e a cobrança resultou no primeiro gol do jogo e do time visitante, gol contra de Bensebaini. A pressão continuou, porém, no final do primeiro tempo, o Borussia consegue dois escanteios seguidos, e que acabam em um grande cruzamento de Brandt para o zagueiro Süle (que entrou no lugar de Gittens após Hummels ser expulso) empatar o placar no último lance da primeira etapa.
Segundo tempo
O segundo tempo se inicia de forma parecida ao primeiro, até que nos 8 do segundo tempo, Baumgartner passa pela defesa do Borussia, toca para o lado e faz o gol após um rebote do goleiro Kobel, o Leipzig retomou a frente no placar. O jogo começou a ficar bastante físico, muitas faltas, discussões e cartões amarelos para Xavi Simons, Ozcan e Openda.
O técnico do Borussia, Edin Terzic, retirou os 2 lareiras aos 82 minutos, trazendo Malen e Reyna para a partida, 2 jogadores ofensivos. O mandante conseguiu ter mais presença ofensiva, porém, aos 46 do segundo tempo, Poulsen aproveita a falta de jogadores no campo de defesa do adversário, e marca o terceiro do Leipzig. Em um grande esforço, o Borussia Dortmund conseguiu um escanteio que cobrando por Brandt, e o cruzamento foi certeiro para achar o centroavante Füllkrug, que de cabeça fez o segundo do time amarelo. Os últimos 2 minutos foram de pressão dos auri-negros, mas que não obtiveram sucesso. Final de jogo: 3×2 para o RB Leipzig.
Craque do jogo
O Leipzig fez um ótimo jogo coletivo, fazendo com que seja difícil escolher um destaque, porém, Brandt e Kobel do Borussia Dortmund tiveram um grande desempenho, Gregor Kobel merece essa menção pelas vezes que impediu que os visitantes aumentassem a vantagem e Julian Brandt pelas duas assistências em momentos cruciais da partida, no final de cada etapa. Por parte do Leipzig, o mais justo é citar os nomes de Raum e Haidara, dois jogadores que não participaram de gols mas incomodaram muito o Borussia tanto ofensivamente quanto defensivamente.
Próximos compromissos
A próxima partida dos times será pela UEFA Champions League, cumprindo a sexta e ultima rodada da fase de grupos. Ambos os times já estão classificados para as oitavas da competição. O Borussia Dortmund vai enfrentar o PSG dentro de casa e o Leipzig vai enfrentar o Young Boys, também dentro de casa, os dois jogos serão na quarta-feira, dia 13.