Neste sábado (4), o Arsenal venceu o Bournemouth no Emirates Stadium, garantindo os 3 pontos e abrindo 4 de vantagem para o Manchester City, segundo colocado, com dois jogos a menos, no topo da tabela da Premier League. Após dominarem o primeiro tempo, mas marcarem apenas um gol, os Gunners conseguiram mais dois na segunda etapa e venceram os Cherries por 3 x 0.
Primeiro Tempo
A equipe do Arsenal dominou os visitantes na primeira etapa, com cerca de 60% da posse de bola e 16 finalizações a gol, incluindo algumas oportunidades claras que foram perdidas. Utilizando da métrica de “gols esperados” (xG), o time da casa somou 2.22 de xG, ou seja, com a qualidade das oportunidades de finalização criadas, era esperado que marcassem, no mínimo, duas vezes na etapa.
Depois de algumas chances desperdiçadas por Rice, Trossard, Havertz e Saka, o primeiro gol veio no final do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Martin Ødegaard encontrou Havertz, em profundidade, com um passe genial entre os zagueiros do Bournemouth. O atacante alemão, na tentativa de driblar o goleiro Travers, deixou o pé para trás de maneira inteligente e conquistou um pênalti a favor do Arsenal, que foi confirmado pelo VAR. Bukayo Saka bateu no canto esquerdo e converteu a cobrança, marcando seu 16° gol na atual Premier League e colocando os Gunners na frente do placar.
Depois da partida, o volante Declan Rice disse que o Arsenal poderia ter marcado pelo menos 4 gols na etapa e demonstrou frustração em relação à chance que perdeu, enquanto o treinador Mikel Arteta afirmou que esse foi o melhor primeiro tempo de sua equipe em toda a temporada. Apesar do domínio, o jogo foi para o intervalo com apenas 1 x 0 no placar.
Segundo Tempo
Diferentemente do desempenho apático no primeiro tempo, a equipe do Bournemouth voltou do intervalo inspirada, buscou atacar e trouxe perigo para o gol de David Raya. Nos primeiros cinco minutos da segunda etapa, o Arsenal teve duas boas oportunidades com Saka e Havertz, mas os atacantes finalizaram mal e desperdiçaram as chances. Após os lances, os Cherries chegaram com perigo nos quinze minutos seguintes. Dominick Solanke, artilheiro da equipe, teve uma boa oportunidade, mas seu chute parou nas mãos de Raya. O ponta Justin Kluivert também finalizou bem, de fora da área, mas a bola passou ao lado da trave.
A equipe da casa conseguiu conter a pressão e, aos 25 minutos da segunda etapa, Rice interceptou um passe desviado na entrada da área e rolou para Trossard, que finalizou aberto no canto esquerdo de Travers para marcar o segundo gol do Arsenal e ampliar a vantagem no placar. Apenas 2 minutos após o gol, Raya se atrapalhou para afastar o cruzamento com um soco e a bola sobrou nos pés de Christie, que acertou o travessão com um voleio, mas, no rebote, Semenyo acertou o gol e marcou para os Cherries. Porém, o árbitro marcou uma falta de Solanke na saída do goleiro e, após revisão do VAR, foi confirmada a decisão de campo e o gol foi anulado.
Já na reta final da partida, em uma cobrança de falta a favor do Arsenal, a bola sobrou nos pés de Gabriel Magalhães, após uma disputa de cabeça, que chutou de voleio e acertou o ângulo, marcando um golaço da entrada da área, mas, para o azar do zagueiro brasileiro, o gol foi anulado por um impedimento de Havertz na jogada. No último minuto da partida, Gabriel Jesus encontrou um passe perfeito para Rice, entrando na área, que driblou o zagueiro e chutou forte para marcar o terceiro gol dos Gunners e garantir a vitória por 3 x 0.
Destaque da partida
Declan Rice, do Arsenal, foi o melhor jogador em campo. O volante inglês marcou presença no campo com vários desarmes e excelentes construções ofensivas ao longo da partida. Além disso, o jogador contribuiu com um gol e uma assistência para Trossard
Próximos compromissos de Arsenal e Bournemouth
Na próxima partida, o Arsenal enfrentará o Manchester United no Domingo (12), às 12h30 (horário de Brasília), no Old Trafford, em partida válida pela 37ª rodada da Premier League. Já o Bournemouth, receberá o Brentford no Vitality Stadium no Sábado (11), às 11h00 (horário de Brasília), também pela Premier League.