A rivalidade londrina de Arsenal e Chelsea volta à cena nesta terça-feira no Emirates. A partida, que era para ter acontecido no último sábado (29) acabou sendo atrasada em alguns dias por conta de recomendações da polícia de Londres. O atraso, por sua vez, coloca ainda mais fogo na rivalidade com os dois lados tendo conhecimento de outros resultados vitais para a reta final da Premier League.
Arsenal
Enfrentando o maior teste na caminhada pelo título até então, o Arsenal gelou ao se deparar com o rolo compressor do Manchester City, que relembrou aos Gunners que segue muito vivo na briga pelo título após uma vitória por 4 a 1 com autoridade na última rodada.
A derrota da última quarta-feira no Etihad marcou o sétimo jogo consecutivo em que o Arsenal marcou e sofreu gols. Mais especificamente, são 11 gols sofridos nos últimos quatro jogos. Por sorte, os Gunners conseguem marcar muitos gols jogando em casa – na temporada, apenas o Newcastle não sofreu gols no Emirates nesta temporada.
Mikel Arteta, além de superar a sequência não tão positiva, ainda terá que achar alternativas para algumas ausências para o clássico. William Saliba segue se recuperando de seu problema nas costas, e dizem os rumores que talvez o zagueiro não volte nesta temporada. Takehiro Tomiyasu e Mohamed Elneny também serão desfalques para enfrentar o Chelsea.
Provável escalação do Arsenal: Ramsdale; White, Holding, Gabriel e Zinchenko; Xhaka e Partey; Saka, Odegaard e Martinelli; Jesus.
Chelsea
Enquanto os rivais brigam pelo título, o Chelsea briga para conseguir uma vitória – coisa que não aconteceu desde a volta de Frank Lampard. Uma derrota no Emirates nesta terça-feira pode marcar a 20ª derrota da campanha, número que seria atingido pelo Chelsea pela primeira vez na era Premier League.
Além das oito derrotas consecutivas – e o fato de que apenas um de seus últimos 10 jogos fora de casa na Premier League terminou em vitória -, a falta de gols preocupa. Os Blues marcaram apenas um gol desde que Lampard assumiu o comando da equipe – o chute desviado de Conor Gallagher que inaugurou o placar na derrota para o Brighton há duas rodadas.
Para a partida desta terça-feira, são muitos desfalques do lado dos Blues. Alguns sendo peças centrais. Porém, não são novidades. Mason Mount e Reece James estão fora da temporada para tratar cirurgicamente suas lesões assim como Armando Broja que está em fase final de recuperação da lesão no joelho.
Marc Cucurella e Kalidou Koulibaly ainda podem voltar a atuar em 2022/23, no entanto, não neste meio de semana no Emirates. Por outro lado, Kai Havertz deve estar de volta ao time após ser poupado por conta de dores no joelho na derrota para o Brentford.
Provável escalação do Chelsea: Kepa; Badiashile, Silva e Fofana; Chilwell, Fernández, Kante e Gallagher; Mudryk, Aubameyang e Madueke.
Retrospecto Arsenal x Chelsea
O jogo desta terça-feira no Emirates marcará o 155º encontro entre Gunners e Blues na história, com o retrospecto sendo um pouco mais favorável para os mandantes da partida. São 61 vitórias do Arsenal contra 53 vitórias do Chelsea, além de 40 empates.
O último jogo entre as equipes aconteceu em novembro de 2022 em Stamford Bridge pela Premier League. Com gol de Gabriel Magalhães, os Gunners venceram os Blues naquela ocasião.
Onde assistir Arsenal x Chelsea
O clássico londrino será transmitido na ESPN (TV por assinatura) e no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Arsenal x Chelsea
Data: 2 de maio de 2023
Competição: Premier League – 34ª rodada
Local: Emirates Stadim – Londres, Inglaterra
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Robert Jones