Mesmo com muitos desfalques, o Barcelona venceu o Real Madrid na partida de ida das semifinais da Copa do Rei, nesta quinta-feira (2), dentro do Santiago Bernabéu. Apesar do grande domínio do Madrid, o time blaugrana soube sofrer e contou com uma fortaleza na defesa para sair na frente pela vaga na final da Copa do Rei. Para o jogo de volta no Camp Nou, Dembélé, Pedri e Lewandowski podem retornar e estar à disposição do técnico Xavi Hernández.
Primeiro tempo
O jogo começou com muita intensidade. Antes do primeiro minuto, Luka Modric finalizou com perigo para fora, mas o impedimento foi assinalado. O croata iniciou a partida muito participativo, caindo pelo lado direito do ataque em cima de Balde.
A partir dos cinco minutos, o Barcelona tentava recuperar a bola, mas tinha muita dificuldade de sair jogando. O Real Madrid pressionava, conseguia assegurar a posse e chegar com mais perigo ao ataque. Aos 11 minutos, Benzema abriu o placar com um passe de Vinicius Jr, mas o atacante francês estava bem à frente da linha do penúltimo defensor do Barça.
O time catalão aparentava muito desconforto e não conseguia entrar uma partida. Nos primeiros 20 minutos, o Real Madrid comandava e o Barcelona continuava perdido. Aos 23, o primeiro cartão amarelo foi aplicado. Vinicius Jr agarrou Frenkie de Jong pelo pescoço e o jogou no chão.
Dois minutos depois, o Barça se aproveitou um erro defensivo do time da casa e Kessie colocou a bola para o fundo das redes do Real Madrid. O assistente marcou impedimento, mas, após consulta no VAR, o gol foi confirmado. Foi a primeira oportunidade do time visitante em 25 minutos.
O lance nasceu de um erro de Camavinga, muito bem aproveitado por Ferran e Kessie, com boa leitura de jogo. Depois da defesa de Courtois, Militão é quem fez o gol contra, abrindo o placar. Desde 2006, com Xavi de jogador ou treinador, o Barcelona balançou as redes em todas as partidas no Santiago Bernabéu. Foram 12 partidas jogando e, até o momento, três no comando.
O Real Madrid demorou para conseguir se reorganizar. Apenas aos 40, o time merengue voltou a se sentir confortável na partida. Um minuto depois, Carvajal isolou a bola sozinho depois de um lançamento nas costas de Balde. Já aos 45, Raphinha foi amarelado por uma falta em Vini Jr. Apesar das tentativas do time da casa, o jogo foi para o intervalo com o mesmo placar.
Segundo tempo
A segunda parte começou com o Real Madrid na mesma intensidade. Vinicius Jr foi acionado duas vezes nos primeiros três minutos, chegando com muito perigo ao gol adversário. Aos 50, antes de um escanteio, Gavi levou cartão amarelo por discutir com o atacante brasileiro. Por uma falta por trás em Raphinha, Nacho também foi amarelado aos 55.
Nos primeiros 15 minutos, o Real Madrid parecia ganhar a confiança do início do jogo, enquanto o Barcelona se livrava da bola como podia. Aos 57, Ter Stegen fez boa defesa em um chute de Vinicius Jr na entrada da área. O time visitante não conseguia segurar a posse de bola por muito tempo. Já os 66 minutos, o Real Madrid teve um reforço: Rodrygo entrou no lugar de Nacho.
O Barcelona até tentava chegar, mas desperdiçava todos os contra-ataques. Aos 68, Raphinha foi substituído por Ansu Fati. Três minutos depois, ele impediu um gol feito de Kessie dentro da área do Real Madrid. Foi a melhor chance do Barça desde o gol no primeiro tempo.
Com domínio total, o Real Madrid parecia cada vez mais perto do empate. Álvaro Rodríguez entrou aos 80 minutos no lugar de Modric para deixar o time ainda mais ofensivo. Do outro lado, Kessie deixou o gramado para a entrada de Sergi Roberto. Aos 89, Rodrygo chutou de fora da área, mas a bola só passou perto do gol defendido por Ter Stegen. Nos acréscimos, o Real Madrid até tentou, mas o Barcelona soube se defender e saiu com a vitória.
Melhor da partida
Em uma exibição, Frenkie de Jong foi o grande destaque da partida no Santiago Bernabéu. Com e sem a bola, o holandês esteve por todos os lugares do campo ajudando a equipe blaugrana. Ronald Araújo também foi um dos melhores em campo. O defensor uruguaio mais uma vez teve a missão de deter Vinicius Jr e cumpriu a função com maestria.
Próximos compromissos
O Barcelona recebe o Valencia no próximo domingo (5), às 12h15, por LaLiga. No mesmo dia, às 17h, o Real Madrid encara o Real Betis, fora de casa, também pelo Campeonato Espanhol.