O Barcelona venceu o Valencia por 1 a 0 na tarde deste domingo (5), pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, com gol de Raphinha. Mesmo com os desfalques, o time da casa assegurou a vitória para seguir na liderança da competição com folga. As 89.644 pessoas presentes no Camp Nou viram o Barça perder um pênalti e ter um jogador expulso antes da metade do segundo tempo. Com o resultado, o Valencia segue na zona de rebaixamento.
Antes do apito inicial, as jogadoras presentes na seleção da Fifa, juntamente com Alexia Putellas, vencedora do prêmio The Best, apresentaram seus troféus à torcida blaugrana presente no Camp Nou.
Las 𝑇ℎ𝑒 𝐵𝑒𝑠𝑡 ofrecen sus trofeos a la afición culer 💙💜❤️
🏆🏆🏆🏆 + 👑 pic.twitter.com/K9aNXVQuiQ
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) March 5, 2023
Primeiro tempo
O jogo começou com os dois times se estudando. As equipes tentavam chegar, mas não levavam perigo ao adversário. Aos 5, Lino, desequilibrado, bateu para fora depois de ser atrapalhado por Koundé. O Barcelona tentou responder, mas de Jong escorregou na hora do chute e a bola ficou tranquila para o goleiro do Valencia.
Nos 10 primeiros minutos, a equipe visitante conseguiu resistir à pressão do Barça, principalmente, com uma compactação defensiva que impedia o time da casa de assustar o adversário. Mas aos 16, o Valencia não resistiu. Em um lançamento perfeito, Busquets deixou Raphinha na cara do gol, que superou o goleiro com uma cabeçada certeira.
Esse foi o segundo gol na temporada de Raphinha com a mesma movimentação, marca registrada do atacante brasileiro. O primeiro tinha sido contra o Osasuna, em Pamplona, algo que também aconteceu pela seleção brasileira contra a Tunísia, em Paris, depois de um lançamento de Casemiro.
A partir do gol, o Barcelona assumiu o controle total da partida. Do outro lado, o Valencia continuava apostando na sua forte compactação e buscando um contra-ataque. Aos 24, Mamardashvili saiu errado do gol e quase deixou a bola livre para Ferran Torres completar.
O time catalão continuou com muita intensidade, mas não conseguia alcançar as redes pela segunda vez. Já aos 31 minutos, Ferran Torres chutou com muito perigo, mas Mamardashvili conseguiu espalmar. Dois minutos depois, Thierry Correia revidou e cabeceou muito perto do gol defendido por Ter Stegen.
Aos 36, Raphinha deu um ótimo cruzamento, mas Ansu Fati não acertou a cabeçada e a bola foi por cima do gol. Já aos 39, depois de um recuo totalmente errado de Ferran Torres, Ter Stegen não conseguiu passar a bola corretamente e Lino desperdiçou uma ótima chance na cara do gol. Aos 43, o Valencia desperdiçou mais uma grande oportunidade, dessa vez com Moriba dentro da pequena área. Mesmo levando perigo, a equipe visitante foi para o intervalo com uma derrota parcial.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Frenkie de Jong foi substituído por Kessié. A partida seguiu controlada pelo Barcelona, apesar do time não conseguir levar perigo ao Valencia nos primeiros minutos. Já nos contra-ataques, a equipe visitante assustava.
Aos 52 minutos, o árbitro assinalou pênalti para o Barcelona por uma mão na bola no chute de Koundé. Na cobrança, Ferran Torres mandou para fora com desvio na trave. Depois do tiro de meta, Ansu Fati também mandou uma bola na trave.
Sem a tranquilidade do segundo gol, o Valencia seguiu vivo na partida. Aos 57, Hugo Duro chutou com perigo, mas Christensen interceptou a bola. Um minuto depois, Ronald Araújo foi expulso por uma falta que impediu um lance cara a cara de Hugo Duro com Ter Stegen. Pelo cartão vermelho, o uruguaio perderá a próxima partida contra o Athletic Club, mas também pode ficar de fora do jogo contra o Real Madrid.
Após o lance, Marcos Alonso entrou no lugar de Ansu Fati para completar a defesa. Em menos de cinco minutos, o Barcelona conseguiu complicar um resultado que parecia simples. A partir da expulsão, o Valencia começou a pressionar ainda mais, tentando um gol de empate. A torcida blaugrana tentava apoiar, mas o Barça só se defendia nos últimos 10 minutos.
Com um a menos, o time catalão era incapaz de manter o controle da bola por 30 segundos. Apesar das inúmeras tentativas, o Valencia não conseguiu converter nenhuma oportunidade. Pelo segundo jogo consecutivo, o Barcelona soube sofrer e garantiu o resultado positivo.
Melhor da partida
Sergio Busquets foi eleito o melhor jogador da partida. O meio-campista espanhol foi o responsável pelo belo lançamento que possibilitou o gol de Raphinha. O atacante brasileiro também foi um dos destaques. Ele assumiu a responsabilidade na parte ofensiva e criou as melhores oportunidades de gol do Barcelona.
Próximos compromissos
No próximo domingo (12), o Barcelona enfrenta o Athletic Club, no Estádio San Mamés, às 17h. Já o Valencia recebe o Osasuna no sábado (11), também às 17h.