Barcelona não vai liberar Vitor Roque para o Pré-Olímpico, diz jornal

Clube espanhol quer ter o atacante à disposição durante o torneio

De acordo com o jornal espanhol “Sport”, o Barcelona não liberará o atacante Vitor Roque para disputa do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, que vai acontecer em janeiro de 2024, na Venezuela. A ideia do clube espanhol é contar com o brasileiro na mesma data do torneio, visto que a temporada europeia ainda estará na metade. No entanto, até o momento, o atacante está confirmado nos próximos jogos da seleção pré-olímpica, que são dois amistosos contra a seleção Sub-23 do Marrocos, atual campeã da Copa das Nações Africanas, que irá servir de preparação para o Pan-Americano, no final de outubro, e para o Torneio Pré-Olímpico em janeiro, na qual o Barcelona deve vetar a convocação do atleta.

Caso isso aconteça, a presença de Vitor Roque nas Olimpíadas de Paris, em 2024, estará “em aberto”. Como o próprio nome já diz, o Torneio Pré-Olímpico formulará a base da seleção para os jogos olímpicos, e qualquer ausência na preparação, pode ser crucial para o corte do jogador da competição principal.

Quando Vitor Roque chega ao Barcelona? 

Vitor Roque
Barcelona anuncia Vitor Roque – Foto: Divulgação/Barcelona

Esta é, definitivamente, a pergunta que poucos sabem responder. Quando o Barcelona acertou a compra do atacante, em julho de 2023, houve um acordo entre os clubes em que o jogador ficaria no Athletico até junho de 2024, o que atenderia a necessidade de ambos, já que o Barcelona corre contra o tempo para se ajustar financeiramente, e o Athletico, na época da negociação, disputava a Copa Libertadores.

Hoje, já eliminado, o clube se sente na obrigação de buscar a classificação para a próxima temporada, com Vitor Roque no elenco sendo peça fundamental. Porém, quando aconteceu a eliminação, o Barcelona cogitou antecipar a ida do atleta para Espanha, mas a diretoria do clube garantiu que ele ficaria até o final desta temporada.

Do outro lado da moeda, o treinador do Barcelona, Xavi Hernández, afirmou que Vitor Roque chega ao clube em janeiro de 2024, diferente do acordo selado entre os clubes na negociação. A declaração do técnico aconteceu antes do jogo contra o Getafe, na estreia do campeonato espanhol desta temporada.

A área desportiva está a trabalhar com o jogador e com o seu clube, mas o fato é que ele será incorporado em janeiro (de 2024), conforme contratualmente assinado – Disse Xavi.

Os valores da negociação

No total, envolvendo valor fixo, bônus e impostos, o Barcelona desembolsou 74 milhões de euros (R$ 390 milhões, na cotação atual) para ter uma das grandes promessas do futebol brasileiro.

No papel, esta foi a segunda maior transferência do futebol brasileiro, ficando atrás somente do Neymar, quando foi transferido por 88 milhões de euros, do Santos para o mesmo destino de Vitor Roque, o Barcelona. O Athletico, além de ficar por mais tempo com o centroavante, também conseguiu ficar com 20% dos direitos econômicos de Vitor Roque, o que pode render muito dinheiro para o clube, em uma possível venda no futuro.

A hora da seleção principal

Barcelona
Vitor Roque em amistoso da seleção brasileira – Foto: Getty Images

Na última convocação da seleção brasileira, realizada por Fernando Diniz, muitos torcedores questionaram sobre a não convocação de Vitor Roque, com o argumento de que o atacante, mesmo com 18 anos, já estaria pronto para assumir a posição na pentacampeã mundial. No entanto, Vitor foi convocado para a seleção pré-olímpica de Ramon Menezes, o que gerou uma “revolta” por parte do Barcelona, que segundo o jornal “AS”, o clube não gostou nada do fato da não convocação do atleta para a principal. Dirigentes do clube espanhol não entenderam como Matheus Cunha e Richarlison estavam à frente de Vitor Roque, para eles, a convocação do jovem era unanimidade.

 

você pode gostar também