Barcelona e Valencia se enfrentam no Camp Nou, neste domingo (5), às 12h15 (horário de Brasília), pela vigésima quarta rodada de LaLiga. Para o time catalão, é a chance de manter a distância de sete pontos na liderança para o Real Madrid, vice-líder da competição. Já o Valencia, penúltimo colocado, busca a vitória para tentar se livrar do rebaixamento.
Barcelona
Mesmo depois da vitória sobre o Real Madrid pela Copa do Rei, o Barcelona ainda tem muitos problemas para o duelo contra o Valencia. Gavi, suspenso, se junta a Pedri, Dembélé e Lewandowski como desfalques. O atacante polonês chegou a treinar neste sábado (4), mas só deve voltar a campo na próxima rodada de LaLiga, contra o Athletic Club. Os outros dois só devem retornar contra o Real Madrid, na partida do Campeonato Espanhol.
O jogo contra o Valencia é a chance do Barcelona de voltar a vencer no campeonato. Apesar da posição do adversário na tabela, Xavi Hernández acredita que a chegada do técnico Baraja ao clube valenciano tenha dado ânimo, intensidade e ordem ao time. “Será um rival que nos complicará muito as coisas. Temos que ser efetivos no ataque. A vitória contra o Madrid nos deu moral e confiança, mas isso tem que ser transferido para o Campeonato Espanhol. Chegou a hora da verdade. Estamos competindo por dois títulos e a derrota para o Almería precisa nos servir de lição”, declarou o treinador.
Após o resultado da última rodada, Xavi definiu o jogo contra o Valencia, neste domingo, como uma final: “O Madrid joga depois e podemos colocar alguma pressão. Queremos os três pontos, não podemos cometer mais erros, muito menos em casa”.
O provável Barcelona para a partida deve ser com:
Ter Stegen; Araújo, Kounde, Christensen, Jordi Alba; Busquets, De Jong, Kessie, Sergio Roberto; Ferran Torres e Raphinha.
Valencia
Penúltimo colocado com 23 pontos em 23 partidas, o Valencia quer surpreender o líder dentro do Camp Nou. Com Baraja no comando, foram uma vitória, sobre a Real Sociedad, e uma derrota, para o Getafe. Até a última rodada, eram cinco derrotas consecutivas em LaLiga. O Valencia chega a Barcelona com seis desfalques para o confronto, são eles: Gayà, Cavani, Gabriel Paulista, Nico González, Marcos André e Jaume Doménech.
A equipe visitante terá uma missão muito difícil contra a melhor defesa do campeonato, são oito gols sofridos em 23 partidas. Na entrevista coletiva, Baraja acredita que é importante seguir o caminho iniciado contra a Real Sociedad. “Precisamos nos comportar como uma equipe em todos os sentidos, com e sem a bola”, afirmou o treinador.
O provável Valencia para a partida deve ser com:
Mamardashvili; Correia, Comert, Diakhaby, Toni; Foulquier, Guillamon, Almeida, Musah; Lino e Duro.
Retrospecto de Barcelona x Valencia
No geral, o Barcelona tem um retrospecto mais favorável no confronto. Em 225 jogos, são 110 vitórias do clube catalão (49%), 56 empates (25%) e 59 vitórias do Valencia (26%). Desde 2003, a equipe valenciana venceu apenas três vezes dentro do Camp Nou.
O último encontro entre as duas equipes aconteceu no dia 29 de outubro de 2022, na vitória por 1 a 0 do time catalão, com gol de Lewandowski aos 93 minutos, no Estádio de Mestalla, casa do Valencia.
Onde assistir Barcelona x Valencia
A partida será transmitida ao vivo no Star + (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Barcelona x Valencia
Competição: LaLiga, 24ª rodada
Local: Spotify Camp Nou – Barcelona, Espanha
Horário: 12h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Javier Alberola Rojas