Segundo Luis Rojo, do Marca, Guiu já comunicou ao clube inglês que aceita a oferta que lhe foi apresentada e que rejeita a renovação contratual proposta pelo Barcelona. O Chelsea vai pagar a cláusula de rescisão do jovem de 18 anos, avaliada em 6 milhões de euros (cerca de R$ 34 milhões).
De acordo com Rojo, o jogador e clube da Inglaterra já negociavam há algum tempo e Marc Guiu prometeu dar uma resposta ao Chelsea assim que a temporada terminasse. O atacante disputou sua última partida da temporada no último domingo (23) em Córdoba, que garantiu o acesso do Córdoba à La Liga 2 após vitória sobre o Barcelona B por 3 a 2 no placar agregado.
Depois de consultar seus familiares e representantes na segunda-feira (24), Guiu decidiu dar o último passo para avançar as negociações e fazer a mudança para a Premier League.
A resposta do Barcelona
O Barcelona ofereceu um novo contrato ao jogador com duração de quatro anos e estipulando um salário bruto de dois milhões de euros por temporada, além de uma série de variáveis baseadas em desempenho de fácil realização. No entanto, ciente do interesse do jogador em se juntar ao clube londrino, não deu seguimento à oferta de renovação inicialmente oferecida.
Por sua vez, o Chelsea ofereceu não apenas um projeto esportivo interessante, mas também melhores termos salariais. O Marca reporta que o clube da Premier League ofereceu valores três vezes maiores que os do Barcelona, o que enfraqueceu os catalães nas negociações.
Nesse sentido, o atacante de 18 anos optou pela mudança para a Inglaterra, entendendo que é uma boa oportunidade para ele e que poderá encontrar uma vaga na equipe profissional dos Blues, dando um grande salto na carreira.
Com o sim de Guiu aos Blues, os ingleses estão prontos para pagar a cláusula do jogador e o anúncio oficial do acordo poderá ocorrer em breve. Espera-se que o anúncio ocorra antes de domingo, 30 de junho, embora tudo dependa de que todos os documentos estejam em ordem.
O espanhol é o terceiro jogador que disputou a última edição da Copa do Mundo Sub-17 que é contratado pela BlueCo, consórcio proprietário do Chelsea, após Pape Daouda Diong, do Senegal, e Estêvão, cuja venda para o clube inglês foi anunciada na última semana.
Efeito sobre Vitor Roque
Com a venda de Guiu, Vitor Roque perde um concorrente para a sua posição enquanto batalha para ter mais minutos no clube catalão após ser avaliado com calma pelo novo técnico do time, Hansi Flick, na pré-temporada.
O brasileiro chegou à Espanha em janeiro de 2024. Desde então, o atacante de 19 anos acumulou 16 aparições pela equipe Blaugrana, marcando dois gols. No total foram 353 disputados após a mudança para o futebol europeu.
É evidente que Robert Lewandowski deve seguir como o principal nome para comandar o ataque do Barça na temporada 2024/25, ainda mais por ter trabalhado anteriormente com Flick nos tempos de Bayern. Porém, Roque tem a chance de impressionar e se consolidar na equipe, pavimentando seu caminho no clube.