O Barcelona venceu o Real Betis por 2×1, nesta quarta-feira (1), no Benito Villamarín, em Sevilha. Em uma das partidas mais difíceis da temporada, o Barça soube assegurar o resultado e chegou ao final do primeiro turno de La Liga com 50 pontos e apenas sete gols sofridos.
Primeiro tempo
Os 45 minutos iniciais foram marcados por muito ritmo e intensidade. O Barcelona controlou as ações da partida até os oito primeiros minutos, mas teve muita dificuldade de chegar no último terço do campo. A partir disso, o Betis começou a atacar com mais perigo, principalmente pelo lado direito. Aos 9 minutos, Luiz Henrique chutou mascado, na sua melhor chance.
Aos 18, depois de um belo passe de Raphinha, Pedri driblou dois defensores, mas não conseguiu passar pelo goleiro, desperdiçando grande chance. Já aos 32, Koundé salvou o Barcelona de levar o primeiro gol, se jogando na frente da bola do bom chute de Fekir dentro da área. Depois do lance, o Barcelona passou a comandar a partida, mas sem abrir o placar.
Aos 33, Frenkie de Jong cruzou na cabeça de Raphinha, que mandou para o fundo do gol, mas foi assinalado impedimento. E aos 37, depois de uma recuperação de Gavi, a bola sobrou livre para Pedri, que parou em Rui Silva mais uma vez. O Barça ainda seguiu com as melhores chances, mas o jogo foi para o intervalo com um empate.
Segundo tempo
Aos 48, Rui Silva fez grande defesa no chute de Pedri depois de boa jogada de Balde pela esquerda. Nos dez primeiros minutos do segundo tempo, Raphinha desperdiçou diversas chances. Assim como ele, Lewandowski não conseguia se conectar com o time.
O Barcelona continuava no mesmo ritmo do primeiro tempo, mas sem conseguir converter as oportunidades. Tudo mudou aos 65, quando Raphinha abriu o placar, com assistência de Balde, depois de uma rápida cobrança de falta de Frenkie de Jong. Em 2023, nenhum jogador de La Liga, esteve envolvido em mais gols que Raphinha, com três gols e três assistências entre todas as competições.
O jogo voltou a ficar eletrizante após o gol, mas o Barcelona continuou com as melhores chances. Aos 80, Lewandowski ampliou o placar aproveitando a sobra de um escanteio. Depois do gol, Raphinha deu lugar a Ansu Fati.
O Betis ainda diminuiu com um gol contra de Koundé, que fazia uma excelente partida, aos 85. O que fez com que a partida fosse controlada pelo time de Sevilha nos minutos finais, mas nada foi suficiente. O Barcelona continua líder de La Liga, com 50 pontos.
Melhor da partida
Alejandro Balde, lateral-esquerdo do Barcelona, foi eleito o melhor jogador da partida. As melhores chances do time catalão passaram pelos seus pés. Ao todo, foram uma assistência e três passes chaves. Além disso, o jovem não sofreu nenhum drible.
Próximos compromissos
O Betis recebe o Celta de Vigo no sábado, às 17h, pelo Campeonato Espanhol. Já o Barcelona volta a campo no próximo domingo, às 17h, contra o Sevilla, no Camp Nou, também por La Liga.