O Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0, neste domingo, no Estádio de San Mamés. Agora são três partidas consecutivas com vitórias pelo mesmo placar. Com um desempenho espetacular de Ter Stegen e um gol providencial de Raphinha, o Barça soube sofrer contra um adversário que sempre traz problemas. O time catalão segue líder do Campeonato Espanhol, enquanto o Athletic Bilbao está na nona colocação, mas ainda sonha com uma vaga nas competições europeias.
Antes do início da partida, Ter Stegen recebeu das mãos de Iribar, lenda do Athletic Bilbao e da seleção, sua clássica camisa preta em agradecimento à homenagem dos seus 80 anos. Na última semana, todos os clubes de LaLiga celebraram seu aniversário com seus goleiros vestidos de preto, uma referência à marca registrada do basco ao longo de sua carreira. Todos os demais goleiros do Campeonato Espanhol receberão a mesma camisa nos próximos dias.
🤝 Moltes gràcies, @mterstegen1!
El Txopo entrega al guardameta del @FCBarcelona_es su clásica camiseta negra en agradecimiento al apoyo en la iniciativa #Iribar80
🔜 Todos los porteros de @laliga recibirán en los próximos días una zamarra igual 🖤 pic.twitter.com/pN7nKnLOBt
— Athletic Club (@AthleticClub) March 12, 2023
Primeiro tempo
O Athletic Bilbao começou pressionando alto e tentando impedir o Barcelona de sair jogando. Mas logo aos 2 minutos, Ferran Torres assustou a defesa com um chute próximo ao gol do adversário. Essa é a quarta partida seguida de Ferran como titular no Barcelona.
No início, a pressão do time da casa impedia o time catalão de trocar passes com facilidade. Assim que a bola era recuperada, os jogadores tentavam encontrar os irmãos Williams nas costas dos zagueiros. Aos 9 minutos, depois da cobrança de uma falta, Busquets chutou de fora da área por cima do gol defendido pelo goleiro Agirrezabala. Apesar das duas chances do Barcelona, o Athletic Bilbao dominava a partida com sua pressão alta e seu jogo vertical.
Já aos 16, o Barcelona começou a tentar mudar o panorama. Frenkie de Jong enfiou uma ótima bola para Lewandowski que deixou ela correr um pouco mais do que deveria e o chute ficou mais simples para Agirrezabala. Logo depois, o Barça trocava passes no ataque, mas o assistente marcou um impedimento que não aconteceu.
Aos 24, a defesa do Barcelona falhou e Berenguer quase conseguiu abrir o placar. O time catalão começava a administrar melhor a partida, mas o Athletic Bilbao seguia levando mais perigo ao adversário. Aos 32 minutos, Ter Stegen salvou um belo chute de Iñaki Williams. Na cobrança de escanteio, Raúl García mandou a bola no travessão.
No último minuto do primeiro tempo, Raphinha abriu um placar depois de um belo passe de Busquets. Inicialmente, o assistente marcou impedimento, mas o VAR confirmou o gol. O atacante brasileiro chegou ao seu nono gol na temporada.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Barcelona se impondo um pouco mais, mas o Athletic Bilbao seguia em cima buscando o empate. Aos 51, Lewandowski quase ampliou o placar com uma cabeçada depois de uma ótima jogada de Balde, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Mesmo sem a mesma marcação do primeiro tempo, o Athletic Bilbao seguia tentando impedir o Barcelona fazer mais um gol. Ao mesmo tempo, o time tentava se encaixar no ataque e levar perigo ao clube catalão para empatar a partida. Apesar dessas tentativas, o Barça achava espaços principalmente pelo lado esquerdo.
Aos 71, Berenguer chutou com perigo e Ter Stegen salvou o Barcelona. No lance, Nico Williams vinha sozinho dentro da área. Sete minutos depois, o goleiro alemão fez mais uma excelente defesa no belo chute de Muniain para manter o placar de 1 a 0 para o Barça. Na sequência, mesmo com impedimento assinalado, Ter Stegen fez outra grande defesa.
Tudo quase mudou aos 86 minutos, quando o Athletic Bilbao empatou a partida. Iñaki Williams foi lançado nas costas da defesa do Barcelona e balançou as redes. O lance foi checado pelo VAR e o gol foi bem anulado pelo árbitro Gil Manzano, por uma mão de Muniain no início da jogada.
Aos 92, Ter Stegen salvou o Barcelona mais uma vez. A bola do Athletic Bilbao parecia não querer entrar. Os últimos minutos viraram um jogo de ataque contra defesa, mas o time blaugrana conseguiu assegurar uma importante vitória para a caminhada do título.
Melhor da partida
Com um desempenho espetacular, Ter Stegen foi escolhido o melhor jogador da partida. Ele salvou o Barcelona em diversas oportunidades e garantiu a vitória para a equipe. Depois do resultado, o goleiro alemão afirmou que o time defendeu com tudo o que tinha.
Próximos compromissos
O Athletic Bilbao enfrenta o Real Valladolid na sexta-feira (17), às 17h, fora de casa. Já no próximo domingo (19), o Barcelona recebe o Real Madrid, também às 17h, no Camp Nou.