Golden Boy 2023: fãs de Taylor Swift ‘boicotam’ jogador do Barcelona na premiação

Alejandro Balde virou alvo de fãs da cantora após dizer que não gostava das músicas da mesma

A votação para o prêmio de Golden Boy 2023 segue a todo vapor e, como se já não bastasse a rivalidade entre um jogador do Real Madrid (Jude Bellingham) e um do Barcelona (Alejandro Balde), agora, os fãs da cantora norte-americana Taylor Swift também estão engajados na disputa. Tudo começou quando Alejandro Balde disse, em um comentário: “Eu gosto de Taylor Swift? Não, não gosto da música dela.” No entanto, os entusiastas da cantora não entenderam muito bem e se juntaram para votar em Jude Bellingham, rival e concorrente direito de Balde ao prêmio de melhor jogador jovem – de até 21 anos – da última temporada.

O Golden Boy Award, um dos prêmios de maior prestígio do futebol mundial, é responsável por honrar o melhor jogador com idade abaixo de 21 anos atuando no futebol europeu. Jogadores como Lionel Messi, em 2005, Kylian Mbappé, em 2017, e Erling Haaland, em 2020, já conquistaram o prêmio. Nas últimas duas edições, em 2021 e 2022, dois jogadores do Barcelona conquistaram o troféu, Pedri e Gavi, respectivamente. O segundo jogador em questão, está na disputa pelo prêmio neste ano, porém, não pode vencer, visto que os jogadores não podem ganhar mais de uma vez, diferente da Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do mundo, independente da idade.

Gavi e Pedri, os últimos vencedores do Golden Boy – Foto: Getty Images

A votação é dividida entre voto popular, através deste Link, e também por jornalistas dos principais jornais europeus. O site ‘Tuttosport’ atualizou, na última votação popular, e o top 3 contava com Jude Bellingham, em primeiro lugar, Alejandro Balde, em segundo, e Jamal Musiala, do Bayern, em terceiro. Sendo assim, devido a grande disparidade entre o primeiro e o segundo colocado, internautas começaram a especular que havia influência dos fãs da Taylor Swift, devido a recente declaração do lateral-esquerdo do Barcelona.

Alejandro Balde, lateral do Barcelona, caiu de 43% na última parcial, para 8% na atual. Já Bellingham, seu concorrente, foi de 30% para 89% dos votos. O Tuttosport, órgão organizador do prêmio Golden Boy, confirmou, nesta quarta-feira (06), que ontem (05) houve um ‘comportamento anormal’ em seu site, durante a votação dos torcedores do Golden Boy 2023.

Portanto, mesmo que haja uma mobilização dos amantes da cantora em apoiar Jude Bellingham, o voto popular pouco decidirá o vencedor do prêmio, de fato ele ajuda com pontos para a decisão final, mas o que define o vencedor do prêmio são os votos dos especialistas.

Apenas um brasileiro no Top 100 do Golden Boy 2023

Golden Boy
Vitor Roque e Robert Renan na seleção sub-20 – Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O único atleta representante do Brasil na lista dos 100 indicados é o Zagueiro Robert Renan, ex-Corinthians, atualmente no Zenit, da Rússia. Importante ressaltar que, para ser considerado um dos 100 melhores do Golden Boy, o jogador deve ter nascido em 2003 ou mais tarde, e deve pertencer atualmente a um clube de uma das 25 principais ligas nacionais da Europa (com base nos coeficientes da UEFA). Portanto, nomes conhecidos aqui no Brasil, como Endrick e Vitor Roque, não aparecem na lista. 

O zagueiro Robert Renan, foi um dos destaques da seleção brasileira no título do Sul-Americano Sub-20, ainda neste ano. Durante disputa do campeonato, o atleta foi envolvido em uma negociação entre Zenit, Corinthians e Yuri Alberto. Desde que chegou ao clube russo, em fevereiro de 2023, o zagueiro ganhou a posição de titular, com apenas 19 anos. Na última divulgação do top 100 do Golden Boy, o brasileiro ocupava a 37ª posição na lista.

Distante de ganhar o prêmio em 2023, a última vez que um brasileiro ganhou o Golden Boy foi em 2009, com Alexandre Pato, atuando pelo Milan. Em 2020, Vini Jr ficou em 10º lugar e, em 2021, Rodrygo ficou em 9º. Ambos foram os brasileiros que chegaram mais próximo do topo nas últimas edições.

Alexandre Pato, último brasileiro a conquistar o Golden Boy, em 2009 – Foto: Divulgação

Veja também: Lewandowski decide, e Barcelona vence a terceira seguida em LaLiga

você pode gostar também