O atacante português João Félix está com os dias contados para sair do Atlético de Madrid. Na atual temporada, Félix não teve sequer um minuto em campo com a camisa do time espanhol. Durante a pré-temporada, o atacante criou um imbróglio com seu treinador Diego Simeone e seus companheiros de equipe, ao dizer abertamente que adoraria jogar pelo Barcelona. João Félix chegou à Espanha em 2019 por 127 milhões de euros (R$ 543 milhões na cotação da época) e se tornou a contratação mais cara da história do Atlético de Madrid, e o quinto jogador mais caro da história do futebol.
No entanto, a passagem de João Félix pelo clube espanhol acumula altos e baixos e, sem dúvidas, não compensa o alto valor pago no português. Até o momento, o jovem de 23 anos possui 131 jogos pelo Atlético de Madrid, com 34 gols e 18 assistências. Na última temporada, já sem espaço no Atlético, Félix foi emprestado para a equipe do Chelsea por 11 milhões de euros (R$ 62 milhões na cotação) e, em pouco tempo se tornou o destaque do time inglês, que estava bagunçado, marcando 4 gols em 20 jogos ao final da temporada.
Barcelona fará de tudo para ter João Félix
De acordo com o principal jornalista do mercado de transferências Fabrizio Romano, o Barcelona está pronto para ativar a ‘operação João Félix’ nas próximas 48 horas. Com esta operação, a diretoria está trabalhando para encontrar a solução para fazer acontecer o negócio, visto que o clube catalão sofre por sua atual condição financeira, que não é boa. Além disso, Fabrizio também informou que João Félix só consideraria outros clubes ou a Arábia Saudita se o acordo com o Barça fracassar.
Barcelona e João Félix, nos bastidores, já possuem um acordo. Clube catalão precisa liberar jogadores por conta do fair play financeiro para que o negócio seja concretizado. A virada de chave da negociação poderá estar na saída de Clément Lenglet ou Ansu Fati, ambos que não devem continuar no Barcelona. Em entrevista na última semana, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, disse que o clube terá margem, diante do fair play financeiro, para contratação de mais um jogador, além de João Cancelo, já acertado com o clube por empréstimo, e citou Deco, velho conhecido do futebol brasileiro, hoje atuando como diretor esportivo do Barcelona.
É um tema que há que se perguntar para o Deco, que trabalha para conseguir um elenco completo. Não temos o assunto encerrado, acredito que teremos margem salarial para fazer operações. E haverá mais de uma (contratação) — afirmou Joan Laporta, ao ser questionado sobre a possibilidade de contratação do atacante João Félix, do Atlético de Madrid.
Arábia Saudita de olho
Como informado por Fabrizio Romano, João Félix só irá considerar propostas da Arábia Saudita se o acordo com o Barcelona melar. Diante do possível cenário, clubes já monitoram a situação do atleta. No início de agosto, o Al Hilal tentou contratar o português por empréstimo, Jorge Jesus, técnico do time, tem o desejo de contar com seu compatriota e já teria inclusive ligado para tentar convencer o jogador. No entanto, o Atlético de Madrid recusou a primeira oferta do clube saudita, que em seguida fechou com Neymar.
O clube espanhol pede mais de 100 milhões de euros para negociar o atleta, um valor que dificilmente um clube europeu pagará. Nem mesmo o Barcelona, que já tem um acordo com o atleta, deve chegar próximo desse valor na negociação, o clube deve tentar um empréstimo com opção de compra. Portanto, no valor pedido pelo Atlético, apenas clubes da Arábia Saudita terão bala na agulha para contratar o jovem de 23 anos.