Com contrato expirando, Jorginho é alvo do Barcelona para 2024

Ainda sem acordo de renovação com o Arsenal, o clube catalão espera assinar com o volante para a próxima temporada

Jorginho está nos meses finais do contrato e tem futuro indefinido com o Arsenal. O meia ítalo-brasileiro, de 32 anos, está interessado em renovar com o clube inglês, mas ainda não recebeu uma proposta oficial. Aproveitando a situação, o Barcelona demonstrou interesse pela contratação do jogador.

O volante do Arsenal está na mira do Barcelona desde antes de sua saída do Chelsea, na janela de transferências de Janeiro de 2023. Como apontado pelo Sport e pelo Mundo Deportivo, principais jornais esportivos da Catalunha, o ex-jogador Deco, atual diretor esportivo do clube, vê Jorginho como uma boa opção para a próxima janela de transferências, devido às dificuldades financeiras do clube, que pretende conseguir o meia em uma transferência gratuita.

Durante a semana, o Sport publicou que o empresário do ítalo-brasileiro, João Santos, encontrou-se com Mateu Alemany, diretor de futebol do FC Barcelona para discutir um possível contrato. Em uma entrevista recente à Rádio Sportiva, da Itália, o agente reforçou que o jogador pretende permancer em Londres, mas também não descarta um retorno para a Itália.

Falaremos com o Arsenal sobre o seu contrato, que expira em junho. Por enquanto, é a nossa prioridade. O Arsenal tem um grupo fantástico e veremos se precisa dele na próxima temporada

Atual temporada de Jorginho

Jorginho vive boa fase no Arsenal. Foto: Getty Images

 

Na temporada de 2023-24, o volante dos gunners desempenha um papel crucial para a equipe desde a lesão de Thomas Partey, que afastou o ganês de campo no mês de Novembro de 2023. Após um final de ano ruim, com derrotas para Liverpool, West Ham e Fulham, utilizando Havertz como substituto de Partey na trinca central, o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, passou a escalar Jorginho entre os 11 iniciais em 2024. A mudança marcou uma virada de chave para a corrida ao título, já que a equipe londrina venceu todas as partidas da Premier League no ano.

Desde então, a equipe acumulou 8 vitórias em 8 jogos, com 33 gols marcados e apenas 4 sofridos no período. Mesmo sem participações diretas pra gol, Jorginho foi eleito o melhor da partida nos triunfos contra o Liverpool e Newcastle, que permitiram com que o Arsenal assumisse a liderança da Premier League à 10 rodadas do fim. O técnico espanhol não poupou elogios ao mencionar a importância do jogador nessa sequência de vitórias.

 Estamos muito felizes com ele, é tudo que posso dizer. Quando imaginamos o que ele poderia trazer para a equipe e como pode nos fazer melhor, ele tem feito exatamente isso e ainda melhor.

Encaixe no Barcelona

Meio-campo do Barcelona sofre com lesões. Foto: Goal.com

 

O Barcelona possui uma base de meio campo muito jovem, porém, instável. Os espanhóis Pedri e Gavi, considerados sucessores de Xavi e Iniesta, têm dificuldades para manterem-se saudáveis e competindo frequentemente. Nas escalações mais recentes, Ilkay Gündoğan e o jovem Fermín López foram os escolhidos para ocupar a posição da dulpa. Porém, com a lesão recente de De Jong, o técnico Xavi Hernández foi forçado a utilizar defensores no trio central, como Christensen e Sergi Roberto.

A possível adição de Jorginho casa perfeitamente com a necessidade da equipe. Com os principais nomes do meio-campo fora de ação por um tempo, o jogador pode suprir as necessidades da equipe, cobrindo tanto como primeiro ou segundo volante. Além disso, o ítalo-brasileiro encaixa com o estilo de posse de bola e troca de passes do Barcelona, qualidades essas que são as principais virtudes dele.

A adição de um meio-campista experiente e consistente no fim de contrato, ou seja, sem taxa de transferência necessária, pode ser perfeita para um clube que tem dificuldades financeiras recentemente.

você pode gostar também