Qual é o maior estádio da Europa?

Fundado em 1957, segue desde então sendo o maior estádio da europa

Hoje falaremos sobre o maior estádio da Europa, o Camp Nou. Sediado na Catalunha, o estádio é a casa do gigante espanhol, Barcelona FC. Entretanto, existe uma grande história por trás da construção do marcante Estadi del Fútbol Club Barcelona. Aliás, as mudanças ocorridas em seu nome é uma delas.

De quem é o maior estádio da Europa? 

Football Club Barcelona, de 1899-1909. Reprodução: Barcelona FC

O Barcelona FC foi fundado no dia 29 de novembro de 1899 pelo lendário esportista suíço, Joan Gamper, que recebe homenagens até hoje, como no troféu Joan Gamper que acontece toda temporada. Após montar um time para jogar pelo seu time, feito por 12 torcedores do clube (seis espanhóis, três ingleses, dois suíços e um alemão) Joan e companhia começaram a conquistar diversos títulos nacionais e internacionais. Até que, em 1909 acontece o primeiro grande avanço da equipe, consequente de sua enorme popularidade: A criação de um estádio.

Com essa crescente e contando com mais de 3 mil associados, o até então Football Club Barcelona, constrói então, o seu primeiro estádio, que foi nomeado como “Camp del Carrer Indústria”, que ficava completamente lotado em jogos da equipe, e tinha capacidade para cerca de 6 mil pessoas, e que foi usado por 13 anos pela equipe, sendo responsável por sediar os primeiros passos do até então, novato ”FC Barcelona”.

Camp del Carrer Indústria, 1909-1922. Reprodução: Barcelona FC.

 

Se passa a década de 20, e o Barcelona segue em crescimento excessivo, migrando de 3 mil associados para mais de 10 mil. A equipe começa a reconhecer seus torcedores fanáticos como “culés”, em homenagem à Catalunha, local de origem do clube.
Então, por conta dessa grande explosão continental da equipe, em 1922 é construído o primeiro estádio de grande capacidade do agora nominado Barcelona FC, o icônico, Camp de Les Corts, que tinha capacidade para mais de 20 mil pessoas e casa cheia semanalmente.

Camp de Les Corts, 1922-1957. Reprodução: Barcelona FC.

 

Seguindo a sua linha de crescimento, a equipe vive anos de ouro na década de 30, com o destaque no futebol e o sucesso de seu novo estádio, até o surgimento de um grande empecilho no meio deste desenvolvimento, que marca a quebra desse sucesso por algum tempo. O empecilho citado é nada mais nada menos que a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que impacta completamente a equipe catalã. Isso tudo ocorreu por conta da associação do presidente do clube na época, Josep Sunyol, a um partido de esquerda política. Vale destacar que o presidente chegou a ser baleado pelas tropas do comandante Franco, em 1936.

A imagem retrata o domínio das tropas de Francisco Franco em 1939, no território de Barcelona.

 

Camp Nou

Camp Nou no dia de sua estreia, em 1957. Reprodução: Barcelona FC.

Depois de períodos sombrios, o Barcelona FC se encontra novamente com a paz, e vive tempos áureos. Conhecida como temporada de “Cinco Copas”, a equipe conquista tudo que tem direito e desaponta oficialmente como um fenômeno mundial, em 1953. Por isso, 30 anos após sua explosão continental, ocorre a ascensão internacional do Barcelona e seus culés, e em decorrência á isso, ocorre construção do lendário estádio Camp Nou.

Maior estádio da Europa: o Camp Nou

Spotify Camp Nou antes das reformas. Reprodução: Barcelona FC.

O originalmente “Estadi del Fútbol Club Barcelona” até 2000/2001, desponta como o maior estádio no continente europeu a mais de 60 anos. Responsável por presenciar uma grande parte da história do Barcelona FC, o maior estádio da europa pode ser considerado um dos principais do mundo atualmente, sendo ponto turístico garantido em território espanhol. No dia 1 de julho de 2022, a equipe anunciou a venda dos seus Naming Rights para a empresa Spotify, e o estádio passou a se chamar “Spotify® Camp Nou”.

Nesse momento, o estádio vive período de reformas para crescimento da sua capacidade, que atualmente é de 99.354 lugares, e também para sua modernização. Como o começo da sua obra foi recente, não temos perspectivas de como ele ficará ainda, somente projetos. A expectativa é que a nova capacidade seja de mais de 110 mil lugares, e que suas obras acabem em dezembro de 2026. O maior estádio da Europa é o Camp Nou, e ele não será utilizado por bastante tempo, mas temos certeza que até a segunda ordem, o mesmo continuará sendo imbatível nesse quesito.

Siga o Na Beira do Campo no Twitter!

você pode gostar também