A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta terça-feira (29), que o atacante Raphinha, do Barcelona, será o substituto de Vinícius Júnior, afastado por lesão, nos dois jogos primeiros jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, o primeiro contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, em Belém, e o segundo no dia 12, contra o Peru, em Lima.
Em nota, a CBF divulgou que o médico da seleção, Dr. Rodrigo Lasmar, entrou em contato com o departamento médico do Real Madrid para saber a situação de Vinícius Júnior, que enviou o laudo dos exames. No laudo, foi atestada uma lesão na região posterior da coxa direita. O prazo de recuperação do camisa 7 é de quatro a seis semanas, informado pelo clube espanhol.
A nova chance de Raphinha pela seleção
Depois de uma Copa do Mundo apagada, com cinco jogos e nenhuma participação em gol, Raphinha terá mais uma chance de se provar com a amarelinha. Importante lembrar que, nas primeiras convocações da seleção brasileira pós-Copa, realizadas por Ramon Menezes, o atacante do Barcelona não esteve presente entre os convocados. Na última lista da seleção, feita por Fernando Diniz, inicialmente Raphinha também não apareceu, porém agora, com o corte de Vini Jr, o atacante recebeu uma nova oportunidade. No posição dele, a ponta direita, Rodrygo, do Real Madrid, e Antony, do Manchester United, também foram convocados.
A primeira partida de Raphinha na seleção brasileira aconteceu em outubro de 2021, na ocasião, o atacante entrou no segundo tempo contra a Venezuela e mudou o jogo, anotando duas assistências, a primeira para Marquinhos, que fez de cabeça, e a segunda para Antony. Desse jogo, em que o Brasil virou o placar para 3×1, até o fim da Copa do Mundo de 2023, Raphinha se tornou um homem de confiança do ex-treinador Tite, jogando treze partidas como titular da seleção, das quinze disputadas no período.
A partida em que o atacante ganhou a titularidade e chamou atenção dos torcedores foi no 4×1 contra o Uruguai, na Arena da Amazônia, pelas Eliminatórias da Copa. Naquele jogo, Raphinha marcou dois gols com duas participações diretas de Neymar.
Peça fundamental no Barcelona
Raphinha chegou ao Barcelona em julho de 2022. O atacante veio do Leeds United, depois de uma ótima temporada, e custou cerca de 55 milhões de euros, além de mais 10 milhões em variáveis (R$ 343,3 milhões, no total), aos cofres do clube catalão. Em sua primeira temporada, o brasileiro viveu um momento conturbado no clube espanhol, com seca de gols e chances claras perdidas. Porém, quando enfim o atacante se firmou na equipe titular, virou peça-chave no esquema tático de Xavi. Na LaLiga 22-23, competição em que o Barcelona saiu vencedor, Raphinha disputou 36 jogos e participou de 14 gols, com 7 gols e 7 assistências.
Em uma entrevista em Abril de 2023, ao final da temporada, Xavi, treinador do Barcelona, rasgou elogios ao atacante brasileiro.
Raphinha está fazendo uma grandíssima temporada no tocante a números, ou a trabalho, ou até a intensidade. Ele é perfeccionista demais e às vezes entra em um ponto profundo de frustração porque quer fazer tudo perfeito. Eu gosto muito dessa característica dele, porque sempre trabalha e apresenta uma predisposição incrível para ser um jogador vitorioso em uma equipe como o Barcelona – Disse Xavi.
Durante a temporada e ao final, Raphinha recebeu sondagem de alguns clubes como o Newcastle, Arsenal e o Chelsea, todos da Inglaterra, e também da Arábia Saudita.