O cenário antes da partida entre Borussia Dortmund e Mainz era de festa e esperança por parte da Muralha Amarela. Afinal, os mandantes estavam no topo da tabela e acreditavam na possibilidade de quebrar a sequência de 11 títulos seguidos da Bundesliga almejada pelo Bayern de Munique.
No entanto, após o apito final, a energia que tomou conta do Signal Iduna Park foi completamente oposta do pré-jogo. De maneira inacreditável, e brincando com o coração do torcedor, o Borussia Dortmund não alcançou o resultado que precisava para levantar a taça e viu seu sonho de voltar a conquistar a Bundesliga ser despedaçado.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi cruel com o Borussia Dortmund. No início de jogo, os mandantes até tentaram controlar a partida com troca de passes e pressão no adversário, não tendo tanto sucesso quanto o treinador Edin Terzic esperava. O Mainz, mesmo tendo pouca posse de bola, aproveitou suas chances com efetividade e, em uma jogada de escanteio aos 15 minutos, Andreas Hanche-Olsen cabeceou com precisão para o fundo da rede adversária.
O cenário da partida virou outro, com o Borussia Dortmund precisando fazer de tudo para conseguir a vitória, já que o Bayern de Munique estava fazendo sua parte. Cinco minutos depois do gol do Mainz, os mandantes conseguiram um pênalti que poderia reacender a esperança da Muralha Amarela. No entanto, Haller desperdiçou esta oportunidade de ouro e o cenário foi ficando cada vez mais catastrófico.
Não bastasse essa infelicidade, aos 24 minutos, o Mainz conseguiu fazer uma ótima jogada que resultou no segundo gol dos visitantes, Karim Onisiwo foi quem aproveitou a oportunidade. 2 a 0 no primeiro tempo era o pior cenário que o Borussia Dortmund poderia imaginar, ainda mais com o Bayern vencendo o FC Koln.
Segundo tempo
No segundo tempo, Edin Terzic teve que apostar no tudo ou nada para tentar conseguir a vitória, colocando Marco Reus em campo no lugar do lateral Marius Wolf. Mesmo com essa substituição, o Borussia Dortmund ainda estava afobado e não conseguia oferecer tanto perigo para defesa adversária.
Aos 69 minutos, de maneira inesperada, Raphaël Guerreiro conseguiu finalizar na entrada da área e fez o primeiro gol dos mandantes, dando novamente uma esperança para os torcedores da Muralha Amarela. No entanto, o Mainz estava encaixado defensivamente e furar aquela defesa novamente parecia uma missão impossível.
Para deixar tudo mais dramático, aos 80 minutos o FC Koln conseguiu empatar o jogo contra o Bayern, inflamando ainda mais a torcida do Borussia Dortmund. Os jogadores se empolgaram com a energia do estádio e estavam buscando furar o bloqueio defensivo do Mainz de toda maneira possível, mas sem sucesso.
A alegria da Muralha Amarela durou pouco, aos 89 minutos o Bayern conseguiu a virada pelos pés do Jamal Musiala. O cenário se tornou o pior possível, o Borussia Dortmund precisava fazer dois gols nos acréscimos para conquistar o título. A torcida até tentou empurrar a equipe, mas a tristeza foi tomando conta dos mandantes do Signal Iduna Park.
No apagar das luzes, Süle conseguiu fazer o gol do empate, que não serviu de nada porque o apito final aconteceu segundos depois. Fim de jogo. Aquela festa que tomou conta do pré-jogo se tornou algo parecido com um funeral após o final da partida. Uma parte dos jogadores e torcedores do Borussia Dortmund não conseguiu esboçar nenhuma reação, enquanto a outra chorou sem parar, afinal, o tão sonhado título da Bundesliga foi para as mãos do Bayern de Munique mais uma vez.
Frustração que fica até a próxima temporada para Borussia Dortmund
Não tem como algum jogador ou torcedor do Borussia Dortmund ficar contente com a situação vivenciada pela equipe nessa edição da Bundesliga. O título escapou da pior maneira que qualquer um poderia imaginar, não pelo desempenho do time na competição, mas sim pela crueldade deste desfecho.
O Bayern conquistou o 11° título seguido da Bundesliga, enquanto o Borussia Dortmund aumentou para 11 anos o jejum dessa conquista. A frustração vai ficar até a próxima temporada, em que os jogadores junto do técnico deverão pensar em como fazer para o desfecho ser positivo.