Um bom filho à casa torna: Jadon Sancho retorna ao Borussia Dortmund

Após meses encostado no Manchester United, o meio-campista assina com o clube alemão por empréstimo até o fim da temporada.

Tudo que vai, volta? Nesta quinta-feira (11), o Borussia Dortmund anunciou a contratação de Jadon Sancho. O meio-campista de 23 anos retorna ao clube alemão após uma passagem bem conturbada pelo Manchester United. O jogador estava encostado desde setembro do ano passado, após se desentender com o treinador Erik Ten Hag.

Após três temporadas no Manchester United, Jadon Sancho assinou com o Borussia Dortmund por empréstimo até o final da temporada.

“É muito bom estar de volta. Dortmund é como um lar para mim” – Jadon Sancho, em sua reapresentação.

Manchester United empresta Jadon Sancho ao Borussia Dortmund
Sancho é emprestado ao Borussia Dortmund após ficar meses encostado no Manchester United – Reprodução/Borussia Dortmund

Jadon Sancho vestirá a camisa 10 do Borussia Dortmund

O bom filho à casa torna. Após três temporadas decepcionantes na Inglaterra, Jadon Sancho retorna ao Borussia Dortmund. Com muita moral, o meio-campista retorna ao clube em que viveu a melhor fase. Inclusive, a moral do inglês é tanta que Sancho será o camisa 10 do Borussia Dortmund.

Jadon Sancho é o novo camisa 10 do Borussia Dortmund
Em sua primeira passagem, Sancho vestiu a camisa 7 do clube – Reprodução/Borussia Dortmund

Formado nas categorias de base do Manchester City, Jadon Sancho foi contratado pelo Borussia Dortmund em agosto de 2017, com apenas 17 anos. Em sua primeira passagem pelo clube, o meio-campista vestiu a camisa 7. Em 12 jogos que fez na Bundesliga 2017/18, o jovem inglês marcou 1 gol e deu quatro assistências.

Em sua primeira passagem no Borussia Dortmund (2017 – 2021), Jadon Sancho disputou 137 partidas, marcou 50 gols e deu 64 assistências. O meio-campista conquistou os títulos da Supercopa da Alemanha em 2019 e da Copa da Alemanha em 2021.

“Foi aqui que minha carreira como jogador de futebol profissional começou. Esse sempre foi meu sonho. Estou feliz por estar aqui novamente” – Sancho, em entrevista ao clube.

Por que Sancho estava encostado no Manchester United?

Contratado pelo Manchester United por 73 milhões de libras em 2021, Jadon Sancho gerou enormes expectativas em todo mundo. Com apenas 20 anos, o jovem fez história no Borussia Dortmund, com incríveis 114 participações em gols em 137 partidas disputadas.

Confira por que Sancho estava encostado no Manchester United
O meio-campista passou três temporadas no Manchester United – Reprodução/Manchester United

Mas afinal, por que Sancho estava encostado no Manchester United? Em setembro do ano passado, antes de um clássico entre Manchester United e Arsenal, pela Premier League, o jogador reclamou publicamente em suas redes sociais que não havia sido relacionado para a partida.

Erik Ten Hag justificou a escolha de não relacionar Sancho para o clássico: “É preciso estar num certo nível todos os dias para jogar no Manchester United”. Em suas redes sociais, Jadon Sancho disse que as pessoas não devem acreditar em tudo o que leem, que ele vinha sendo um “bode expiatório” há muito tempo.

Jadon Sancho se pronunciou nas redes sociais sobre afastamento no Manchester United
Em suas redes sociais, o inglês diz ter sido um “bode expiatório” por muito tempo – Reprodução/Naomi Baker/Getty Images

A atitude do jogador teve consequências. Erik Ten Hag decidiu afastar o Sancho por indisciplina. Um tempo após afastar o jogador, o treinador do Manchester United deixou em aberto a possibilidade de reintegrar Jadon Sancho ao elenco, sob a condição que o jogador se desculpasse publicamente.

Já que o pedido de desculpas nunca aconteceu, Sancho continuou afastado no Manchester United, resultando em seu empréstimo ao Borussia Dortmund agora em janeiro.

Ten Hag afastou Sancho em setembro de 2023, por indisciplina
A passagem de Jadon Sancho no Manchester United ficará marcada negativamente após desentendimento com Ten Hag – Reprodução/David Klein/REUTERS

Quais são os valores da negociação?

De acordo com a ESPN, o Manchester United vai receber 3,5 milhões de euros (+/- R$ 18,8 milhões) pelo empréstimo de Jadon Sancho ao Borussia Dortmund. Esse valor pode aumentar para cerca de 6,2 milhões de euros, caso o jogador cumpra algumas metas, o que resultaria em 500 mil euros (+/- R$ 2,68 milhões) a mais nos cofres dos Red Devils.

você pode gostar também